Confira quais seleções podem garantir vaga na Copa nesta Data Fifa - Gazeta Esportiva
Confira quais seleções podem garantir vaga na Copa nesta Data Fifa

Confira quais seleções podem garantir vaga na Copa nesta Data Fifa

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/03/2022 às 20:00

São Paulo, SP

Nesta Data Fifa, que ocorre no fim de março, 34 seleções de diferentes partes do globo estão envolvidas em disputas por vagas diretas na Copa do Mundo de 2022. Veja, abaixo, tudo sobre os principais jogos das qualificatórias.

América do Sul


Com o término iminente das Eliminatórias Sul-Americanas, Equador, Uruguai, Peru, Chile e Colômbia ainda podem disputar o Mundial do Qatar. Brasil e Argentina, por sua vez, já estão garantidos.



Das duas vagas restantes, destaque para o Equador, que soma 25 pontos, ocupa a 3ª posição, enfrenta o já eliminado Paraguai na penúltima rodada e está muito perto da Copa - tem quatro pontos a mais do que a Seleção Peruana. Com 22, o Uruguai é o 4º colocado e fecha a zona de classificação direta, enquanto o time comandado por Ricardo Gareca está na repescagem e visita a Celeste em confronto decisivo.

Já Chile (19) e Colômbia (17) ainda têm chances de garantir vaga direta, sendo que o primeiro visita o Brasil, e o segundo recebe a Bolívia, que conta com possibilidade matemática de ir à repescagem - com 15 pontos, precisa vencer as suas duas partidas para terminar em quinto. Paraguai e Venezuela, os dois últimos na tabela, não irão ao Mundial.

Veja, também, os jogos da última rodada (todos em 29/03, às 20h30 de Brasília):
Peru x Paraguai
Venezuela x Colômbia
Bolívia x Brasil
Chile x Uruguai
Equador x Argentina

Europa


Nas Eliminatórias Europeias, 11 equipes nacionais disputam três vagas, cujas partidas ocorrerão em 29 de março. Apenas a Polônia está garantida na final, visto que a Rússia, seu adversário, foi excluída pela Fifa em decorrência do conflito na Ucrânia.




Destaque para a chave C, que pode reunir Itália e Portugal, deixando uma delas, certamente, fora da Copa. Os jogos únicos da semifinal, por sua vez, serão disputados nesta quinta-feira, com exceção de Escócia x Ucrânia, que foi adiado.

Confira as partidas europeias decisivas:
Chave A: País de Gales/Áustria x Escócia/Ucrânia (ainda sem data definida)
Chave B: Polônia x Suécia/República Tcheca
Chave C: Portugal/Turquia x Itália/Macedônia do Norte

África


Já nas Eliminatórias Africanas, dez seleções se enfrentam diretamente em busca de cinco lugares na Copa do Mundo. As partidas de ida serão disputadas em 25 de março, enquanto os jogos de volta ocorrerão no dia 29.




Destaque para o confronto entre Egito e Senegal, que reúne os finalistas da Copa Africana de Nações e as estrelas Mohamed Salah e Sadio Mané. Por outro lado, duas seleções relevantes e que costumam disputar o Mundial já foram eliminadas: Costa do Marfim e África do Sul.

Veja os cinco jogos decisivos do continente africano:
Egito x Senegal
Camarões x Argélia
Gana x Nigéria
República Democrática do Congo x Marrocos
Mali x Tunísia

Ásia


Nas Eliminatórias Asiáticas, Irã e Coreia do Sul ocupam as duas primeiras posições do grupo A e já asseguraram vaga na Copa do Mundo. Na terceira colocação, buscando presença na quarta fase continental, Emirados Árabes Unidos (9 pontos), Líbano (6) e Iraque (5) ainda têm chances matemáticas de avançar.




Já na chave B, três times lutam por vaga direta. A Arábia Saudita lidera, com 19 pontos, e tem um a mais do que o Japão. Com 15, a Austrália ocupa o terceiro posto e recebe os japoneses em confronto direto.

Confira, também, os últimos duelos da Ásia (29/03):
Grupo A:
Irã x Líbano
Emirados Árabes Unidos x Coreia do Sul
Síria x Iraque

Grupo B:
Japão x Vietnã
Omã x China
Arábia Saudita x Austrália

Concacaf


Líder das Eliminatórias da Concacaf, o Canadá está invicto após 11 jogos e pode garantir o retorno direto à Copa do Mundo nesta semana até mesmo com uma derrota. A equipe disputou o Mundial apenas uma vez, em 1986.




Os canadenses somam 25 pontos - quatro a mais do que os Estados Unidos, que devem se classificar para o Qatar. Com a mesma pontuação, o México também está perto, enquanto o Panamá, que soma 17 pontos, e a Costa Rica (16) correm por fora. A vaga na repescagem, porém, é uma realidade bastante plausível para ambos.

Confira os principais jogos da reta final da Concacaf:
12ª rodada (24/03):
Panamá x Honduras
México x Estados Unidos
Costa Rica x Canadá

13ª rodada (27/03):
Canadá x Jamaica
El Salvador x Costa Rica
Estados Unidos x Panamá
Honduras x México

14ª rodada (30/03):
Costa Rica x Estados Unidos
México x El Salvador
Panamá x Canadá

Oceania


Por fim, vale dizer que as Eliminatórias da Oceania ainda estão em fase inicial no momento. Por conta da pandemia, todas as partidas são disputadas no Qatar em um curto período, com final marcada para o dia 30 de março.



Destaque para o desempenho da Nova Zelândia, que, como de praxe, lidera a tabela: soma seis pontos após dois jogos, está na ponta do grupo B e já tem vaga na semifinal. Dos quatros classificados, incluindo as duas chaves, apenas a equipe vencedora terá a chance de disputar a repescagem mundial contra o quarto colocado da Concacaf.

Veja as 15 seleções já classificadas para a Copa do Mundo de 2022:


América do Sul: Argentina e Brasil
Europa: Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Sérvia e Suíça
Ásia: Coreia do Sul, Irã e Qatar (país sede)

Conteúdo Patrocinado