Eficiência russa garante vitória sobre Arábia Saudita na estreia da Copa - Gazeta Esportiva
Eficiência russa garante vitória sobre Arábia Saudita na estreia da Copa

Eficiência russa garante vitória sobre Arábia Saudita na estreia da Copa

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/06/2018 às 14:34 • Atualizado: 14/06/2018 às 15:36

São Paulo, SP

A estreia da seleção anfitriã da Copa do Mundo 2018 não poderia ser melhor. A Rússia atropelou a Arábia Saudita por 5 a 0 no Estádio Luzhniki, em Moscou, e começou com pé direito a disputa por uma vaga no mata-mata pelo Grupo A, que ainda conta com Uruguai e Egito. O resultado do jogo se deve muito à eficiência dos donos da casa, sobretudo, no primeiro tempo.

Com uma seleção conhecida por seu estilo de jogo defensivo, a Rússia mostrou uma pontaria afiada nesta quinta-feira. Ao fim do primeiro tempo, os russos foram aos vestiários com a vantagem de 2 a 0 no placar. Porém, engana-se quem acha que o resultado parcial é consequência de um amplo domínio do jogo.

Os russos tiveram apenas 39% da posse da bola nos primeiros 45 minutos. O número de chutes a gol, por sua vez, foi igual ao da seleção adversária: somente dois. A diferença, portanto, diz respeito ao aproveitamento das duas seleções em suas finalizações. Enquanto os dois chutes da Rússia superaram o goleiro Abdullah e balançaram a rede, os da Arábia, por outro lado, foram para fora da meta.




O cenário foi semelhante na etapa final, embora os anfitriões tenham desperdiçado mais oportunidades. Mesmo com a mesma inferioridade na posse de bola, os russos deram mais cinco chutes a gol, dos quais aproveitaram três e fecharam a goleada em 5 a 0. Os sauditas chutaram uma vez mais, novamente errando o gol de Akinfeev.

A estratégia defensiva da Rússia e a limitação em sair para o jogo ficam claras se analisadas a precisão e a quantidade dos passes durante os 90 minutos. A Arábia Saudita deu nada menos que 509 passes ao longo da partida, com um aproveitamento de 60%, contra apenas 306 da seleção da casa, que acertou apenas 40%. O árbitro deu um cartão amarelo para cada lado, embora os anfitriões tenham cometido 22 faltas, 12 a mais que os árabes.

Na segunda rodada do Grupo A, a Rússia enfrenta o Egito, em São Petersburgo, enquanto a Arábia Saudita, precisando da vitória para manter o sonho da classificação vivo, vai a Rostov para encarar o Uruguai. Uruguaios e egípcios fecham a rodada de estreia nesta sexta-feira, às 9h (no horário de Brasília), em Ecaterimburgo.

Conteúdo Patrocinado