Botafogo tenta vaga na Copa Sul-Americana contra desesperado Ceará - Gazeta Esportiva
Botafogo tenta vaga na Copa Sul-Americana contra desesperado Ceará

Botafogo tenta vaga na Copa Sul-Americana contra desesperado Ceará

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

07/12/2019 às 20:00

Rio de Janeiro, RJ

O Botafogo recebe o Ceará neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O Glorioso precisa se recuperar da derrota de 2 a 0 para o Atlético-MG, em Minas Gerais, para tentar buscar a vaga na Copa Sul-Americana. O time carioca tem 42 pontos e para se classificar precisa vencer e torcer por um tropeço do Fluminense, que tem um ponto a mais que visita o Corinthians em São Paulo no mesmo horário.

Se o Botafogo fala em Copa Sul-Americana, o Ceará quer apenas se manter na Primeira Divisão. O time, que vem de uma derrota de 1 a 0 para o Corinthians no Nordeste, tem 38 pontos e para ficar na elite nacional precisa de um empate. Se perder, dependerá de um tropeço do Cruzeiro, que soma 36 pontos e no mesmo horário recebe o Palmeiras no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Botafogo sonha com vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana (Foto: Vitor Silva/Botafogo)


Alberto Valentim, treinador do Botafogo, quer sua equipe atuando no mais alto nível de concentração. "O Ceará vai jogar no nosso erro, pois não pode se expor muito. Vamos precisar tomar a iniciativa do confronto, porém, atacando com a segurança necessária para não sermos surpreendidos", disse Alberto.

Em termos de escalação, o Botafogo perdeu o volante Cícero, o meia Luiz Fernando e o atacante Diego Souza, que foram advertidos com o terceiro cartão amarelo contra o Galo e terão que cumprir suspensão. Assim, Alex Santana, que retorna de suspensão, ganha vaga no meio-de-campo, ao lado de Jean. Luis Henrique, destaque das categorias de base, ganha um lugar no ataque. Após ser desfalque contra o Galo por questões contratuais, o zagueiro Gabriel volta no posto do argentino Joel Carli.

Ceará depende de si mesmo para garantir a permanência na elite do futebol nacional (Foto: Felipe Santos/Ceará)


Pelo lado do Ceará, o técnico Argel Fucks quer sua equipe concentrada apenas na partida contra o Botafogo, esquecendo o que estará acontecendo no duelo entre Cruzeiro e Palmeiras. "Temos que ir a campo e pensar em realizar uma grande partida contra o Botafogo e atingir a nossa meta. Não adianta nada pensar no que vai acontecer na outra partida, pois precisamos fazer o nosso resultado", disse Argel.

Para este compromisso, o Ceará tem desfalques importantes. O lateral-esquerdo João Lucas e o volante Fabinho cumprem suspensão por acúmulo de cartões amarelos. Expulso contra o Corinthians, o meia Lima também está suspenso. Assim, Cristovam será aproveitado na lateral. Pedro Ken e Mateus Gonçalves devem entrar no meio de campo.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). Em um jogo muito sonolento e com poucos lances de perigo, o empate por 0 a 0 fez justiça ao que os times desempenharam.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X CEARÁ

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de dezembro de 2019 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Yuri; Jean, Alex Santana, João Paulo e Leonardo Valencia; Luis Henrique e Rhuan
Técnico: Alberto Valentim

CEARÁ: Diogo; Samuel, Luís Otávio, Brock e Cristovam; Pedro Ken, Ricardinho, Baxola, Mateus Gonçalves e Thiago Galhardo; Leandro Carvalho
Técnico: Argel Fucks

Conteúdo Patrocinado