Campeonato Baiano

Arena Fonte Nova | 21/04/2019

Campeonato Baiano

Gilberto marca de pênalti, Anderson brilha e Bahia é bicampeão baiano

São Paulo , SP
21/04/2019 17:58:40 — 21/04/2019 19:34:47

Em: Bahia, Campeonato Baiano, Futebol

Como diz a torcida: “Abre passagem, o terror chegou. O Gilberto é matador”. E realmente, o camisa 9 é decisivo. Graças ao gol de pênalti do artilheiro, e brilho do goleiro Anderson, o Bahia se consagrou bicampeão baiano na tarde deste domingo, na Arena Fonte Nova. O Esquadrão de Aço derrotou o Bahia de Feira por 1 a 0, e chegou ao 48º título estadual de sua história. Como no jogo de ida, houve empate em 1 a 1, o Tricolor ergueu a taça da competição.

Anderson, também foi fundamental. O arqueiro, que por vezes foi tão questionado pelo torcedor, teve um dia de estrela na Fonte Nova. Isso porque quando o placar apontava 1 a 0 a favor do Tricolor, o goleiro defendeu um pênalti cobrado por Vitinho, e foi fundamental para a conquista.

Durante os 90 minutos, o time comandado por Roger Machado foi bem superior ao seu adversário. No entanto, cansou de perder oportunidades, deixando a equipe de Feira de Santana viva o tempo todo do confronto. Outro destaque da partida foi o VAR. Graças ao auxílio da tecnologia, Luiz Flavio de Oliveira assinalou dois pênaltis, um para cada time.

Com o título do Campeonato Baiano, o Bahia volta suas atenções na Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, a equipe vai pegar o Londrina, fora de casa, defendendo a enorme vantagem de 4 a 0, imposta no primeiro jogo entre os times.

Bahia pressiona, mas perde chances e fica no zero

Pressionando desde os primeiros minutos de partida, o Bahia quase abriu o placar aos oito minutos. Artur Caíke cobrou falta direto para o gol e acertou o travessão do goleiro Jair. Sofrendo com a intensidade do adversário, o Bahia de Feira pouco aparecia no campo de ataque.

Dez minutos depois, em boa jogada, Artur Caíke recebeu lançamento preciso de Lucas Fonseca. O atacante levantou a cabeça e cruzou para a grande área. Nino Paraíba chegou batendo, mas mandou por cima da meta.

Em outra boa jogada do Esquadrão, Elton avançou pelo lado direito, Gilberto dividiu com Paulo Paraíba, e a bola sobrou limpa  para Artur Caíke, mas o jogador finalizou mal a jogada. Apesar disso, nos primeiros 20 minutos, o Tricolor era muito superior.

Na sequência, Moisés pegou sobra após cobrança de escanteio e levantou na área. Livre de marcação, Elton pegou livre dentro da área. Contudo, pecou na finalização. Até que finalmente, o time de Feira de Santa chegou. Deon deu belo tapa de calcanhar para Jarbas, que cruzou buscando Alex Cazumba. O lateral chegou bem, bateu forte, mas foi bloqueado.

Aos poucos, o Tremendão foi segurando a pressão do rival, e assustou mais uma vez. Jarbas mandou um chutaço de fora da área, mas Anderson espalmou para escanteio. Na sequência, Nino Paraíba entortou Paulo Paraíba e cruzou rasteiro para Gilberto. Completamente livre de marcação, o camisa 9 desperdiçou uma chance claríssima. Dessa forma, o primeiro tempo terminou com o empate sem gols.

VAR decide, Gilberto marca de pênalti, Anderson brilha e Esquadrão é campeão

Na volta para o segundo tempo, o Bahia seguiu perdendo chances. Logo no primeiro minuto, Moisés cobrou lateral na área, Ernando desviou para o meio, Alex Cazumba não conseguiu afastar e Gilberto ajeitou para Artur Caíke. Na pequena área, o atacante furou e não conseguiu acertar em cheio o gol.

Até que finalmente, o Esquadrão abriu o placar. Ramires armou o chute e foi travado por Vitor Hugo dentro da área. Depois de quatro minutos e consula ao VAR, Luiz Flávio de Oliveira assinalou o pênalti. Na cobrança, Gilberto mostrou frieza, batendo no campo direito, deslocando Jair e explodindo a Fonte Nova.

O Bahia de Feira, tinha poucas alternativas e não conseguia jogar. Tanto que o único lance perigoso em 20 minutos do segundo tempo veio pela bola parada. Vitinho cobrou falta colocada e tirou tinta da trave direita de Anderson. Antes teve um desvio no braço de Gilberto. Após outra consulta ao VAR, o árbitro deu o pênalti a favor dos visitantes.

Na cobrança, Vitinho bateu no canto direito, mas Anderson defendeu. No rebote, Vitor Hugo parou de novo no goleiro do Esquadrão. No contra-golpe, o Bahia por pouco não marcou o segundo gol. O time de Roger Machado seguia melhor e cansava de perder oportunidades.

Mesmo assim, o Tremendão não estava morto. Aos 32 minutos, em bola parada, Alex Cazumba acertou o travessão. Mais uma vez, o Esquadrão perdeu outra chance clara. Rogério recebeu dentro da área, cortou dois defensores, mas na hora de ganhar um 10 na finalização, bateu mal com a perna esquerda.

Aos 44 minutos, o Bahia de Feira quase empatou. Ebinho ganhou na velocidade de Ernando, que bateu na saída de Anderson, mas por cima do gol. Foi a última oportunidade do confronto, e assim, o Bahia se sagrou bicampeão baiano e explosão da torcida na Fonte Nova.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 0 BAHIA DE FEIRA

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (Bahia)
Data: 21 de abril de 2019, domingo
Horário: 16h00 (horário de Brasília)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e José Carlos Oliveira dos Santos, ambos de São Paulo
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA)
Público: 41.413 pagantes
Renda: R$ 1.052.633,00
Cartões amarelos: Edimar, Edvan e Bruninho (Bahia de Feira); Artur Caíke, Douglas, Xandão, Artur e Gregore (Bahia).
Cartões vermelhos: –
Gols: Gilberto aos oito minutos do segundo tempo

BAHIA: Anderson; Nino Paraíba, Lucas Fonseca (Xandão), Ernando e Moisés; Elton, Douglas e Ramires (Gregore); Artur, Arthur Caíke (Rogério) e Gilberto.
Técnico: Roger Machado

BAHIA DE FEIRA: Jair; Edvan, Vitor Hugo, Paulo Paraíba e Alex Cazumba; Edimar (Ebinho), Jarbas (Menezes), Capone, Bruninho, Vitinho (Dionísio) e Deon.
Técnico: Barbosinha




Escalação
Bahia

Gol Anderson Silva


Lat Nino Paraíba


Zag Ernando


Zag Lucas Fonseca


Zag Xandão


Lat Moisés


Vol Elton


Vol Douglas Augusto


Mei Eric Ramires


Vol Gregore


Ata Artur Victor


Ata Arthur Caíke


Ata Rogério


Ata Gilberto


Tec - Roger Machado
Bahia de Feira

Jair Gol


Edvan Lat


Paulo Paraíba Zag


Alex Cazumba Lat


Edimar Vol


Ebinho Ata


Vitor Hugo Vol


Capone Mei


Bruninho Mei


Vitinho Mei


Dionísio Ata


Deon Ata


Jarbas Ata


Menezes Zag


Quintino Barbosa - Tec

Posse de bola

68%
32%
Corinthians
Santos
999
Corinthians

Passe

999
Santos
999
Corinthians

Finalização

999
Santos
999
Corinthians

Cruzamento

999
Santos
999
Corinthians

Desarme

999
Santos

Faltas

24
COR
×
15
SAN

Impedimentos

24
COR
×
15
SAN

Cartões amarelos

24
COR
×
15
SAN

Cartões vermelhos

24
COR
×
15
SAN

Estatísticas de jogadores

Corinthians

LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner

Santos

LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
LAD
Fagner
Estatísticas de jogadores
Fim

2ºT

FIM DE JOGO!! O BAHIA VENCE O BAHIA DE FEIRA POR 1 A 0 E É CAMPEÃO BAIANO DE 2019!!
51'

2ºT

AMARELO!! Gregore comete falta na entrada da área em cima de Bruninho e recebe amarelo
49'

2ºT

Artur Victor escapa pela direita em contra-ataque, chega até a entrada da área, finaliza cruzado, mas a bola vai pela linha de fundo!
48'

2ºT

Capone bate lateral direto na área, ela passa por todo mundo, Anderson Silva sai do gol pra ficar com ela, mas Ernando toca pela linha de fundo em escanteio
47'

2ºT

Menezes
Jarbas
45'

2ºT

Vamos até os 52 minutos nessa segunda etapa!
44'

2ºT

Ebinho aproveita a sobra pelo meio, coloca na frente, chega até a entrada da área, tenta tocar na saída de Anderson Silva e manda pela linha de fundo
43'

2ºT

Edvan tenta jogada individual pela direita, chega até a linha de fundo, mas Rogério consegue proteger a bola e ela sai pela linha de fundo!
42'

2ºT

POR CIMA!! Alex Cazumba bate falta da entrada da área, tenta por cima da barreira, mas pega muito em baixo e joga por cima do gol!
40'

2ºT

AMARELO!! Artur Victor comete falta em cima de Edvan e recebe amarelo!
39'

2ºT

Alex Cazumba sai jogando errado, Rogério recebe na entrada da área, arrisca de fora, mas a bola sai à direita do gol!
37'

2ºT

Artur Victor e Edvan disputam bola pelo meio de campo e o árbitro marca falta do lateral do Bahia de Feira
35'

2ºT

PRA FORA!! Rogério recebe bola pela direita da área, faz bonito corte pro meio, finaliza de perna esquerda, mas a bola sai mansa à esquerda do gol de Jair!
34'

2ºT

Gregore
Eric Ramires
33'

2ºT

NO TRAVESSÃO!! Alex Cazumba bate falta pela direita, manda fechada pro meio da área e a bola vai direto no travessão e ainda pega na linha antes de sair!
32'

2ºT

AMARELO!! Xandão comete falta em cima de Dionísio e recebe amarelo!
31'

2ºT

Dionísio bate falta pela direita, manda pro meio da área, mas Anderson Silva, estava atento no lance e sai do gol para ficar com a bola!
29'

2ºT

Rogério
Arthur Caíke
28'

2ºT

Dionísio
Vitinho
27'

2ºT

JAIIIIIIIR!! Artur Victor recebe bola esticada pela esquerda, consegue evitar a saída, cruza pro meio, Gilberto desvia na primeira trave, mas Jair faz a defesa e manda para escanteio!
25'

2ºT

Anderson Silva fica caído após as defesas e recebe atendimento no gramado!
24'

2ºT

DEFENDEEEEEU!! Vitinho bate o pênalti no canto esquerdo do goleiro, Anderson Silva acerta o canto e consegue fazer a defesa! Vitor Hugo ainda pega sobra, mas Anderson Silva defende com o pé!
22'

2ºT

PÊNALTI!! Após verificar na beira do campo, o árbitro percebe que houve toque de mão no desvio da barreira e é pênalti para o Bahia de Feira!
20'

2ºT

Vitinho bate falta da entrada da área, a bola desvia na barreira e sai pela linha de fundo!
19'

2ºT

Alex Cazumba recebe bola na entrada da área de ataque e recebe falta de Ernando em posição perigosa!
17'

2ºT

CLIMA QUENTE!! Douglas e Bruninho dividem bola pelo meio de campo, os jogadores se estranham e começa o empurra-empurra
16'

2ºT

AMARELO!! Bruninho recebe amarelo por confusão no meio de campo com Douglas
16'

2ºT

AMARELO!! Douglas recebe amarelo por confusão com Bruninho no meio de campo
15'

2ºT

Nino Paraíba sobe com liberdade pela direita do gramado, chega até a entrada da área, arrisca de perna esquerda, mas a bola desvia no defensor e sai pela linha de fundo!
13'

2ºT

Xandão
Lucas Fonseca
11'

2ºT

Ebinho
Edimar
09'

2ºT

Gilberto vai para cobrança e bate no canto direito do goleiro Jair que caiu para o outro lado!
08'

2ºT

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL!! GILBERTO ABRE O PLACAR PARA O BAHIA!!
06'

2ºT

PÊNALTI!! Após a revisão no vídeo o árbitro percebe toque de Vitor Hugo em cima de Eric Ramires dentro da área e marca pênalti!
04'

2ºT

O jogo é paralisado e o árbitro vai até a beira do campo verificar no vídeo se houve pênalti dentro da área do Bahia de Feira
02'

2ºT

FUROU!! Moisés bate lateral pro meio da área, a bola fica viva pelo meio, Gilberto dá um toque pro meio, Arthur Caíke tenta finalizar na pequena área, mas acaba furando em cima da hora!
Início

2ºT

COMEÇA A ETAPA FINAL!!
Fim

1ºT

FIM DE PRIMEIRO TEMPO NA DECISÃO! TUDO IGUAL ATÉ AQUI!
45'

1ºT

Vamos até 46 minutos nessa primeira etapa
43'

1ºT

Artur Victor faz jogada pela esquerda, cruza na segunda trave buscando Eric Ramires, mas a bola é cortada pela linha de fundo por Alex Cazumba!
41'

1ºT

ISOLOU!! Nino Paraíba faz grande jogada pela direita do campo de ataque, chega na linha de fundo, encontra passe para Gilberto na marca do pênalti, mas ele isola a bola na finalização!
40'

1ºT

Artur Victor recebe lançamento pela esquerda, disputa corrida com Edvan, recebe carga nas costas e o árbitro marca falta para o Bahia
38'

1ºT

QUE SUSTO!! Jarbas recebe pela esquerda do campo de ataque, mesmo de longe ele arrisca no gol, a bola chega com veneno e Anderson Silva joga pela linha de fundo!
37'

1ºT

Gilberto sai da área, recebe a bola pelo meio, tenta enfiada de bola para Artur Victor pela esquerda, mas a bola é cortada por baixo por Edvan!
35'

1ºT

Edvan tenta sair jogando pela direita do meio de campo, mas fica sem opções e precisa recomeçar o lance com o goleiro Jair
33'

1ºT

Moisés tabela pela esquerda, chega até a entrada da área, arrisca de fora, mas pega muito mal na bola e manda pela linha de lado!
31'

1ºT

Moisés recebe bola pela esquerda do campo de ataque, chega até a linha de fundo, cruza do jeito que dá, mas ela sai pela linha de fundo!
30'

1ºT

Edvan tabela pela direita, tenta escapar na direção da linha de fundo, mas adianta muito a bola e ela sai em tiro de meta
28'

1ºT

UUUH!! Deon faz bonito passe de letra para Jarbas pela esquerda da grande área, ele faz o cruzamento pro meio, Alex Cazumba mata a bola no peito, finaliza de perna esquerda, mas ela pega na defesa e sai pela linha de fundo!
26'

1ºT

AMARELO!! Arthur Caíke comete falta pelo meio, mata o contra-ataque e recebe amarelo
25'

1ºT

PRA FORA!! Moisés pega sobra de escanteio, manda de volta pra área por cima, Elton finaliza de primeira sem deixar a bola cair, mas manda por cima do gol de Jair
24'

1ºT

PRA FORA!! Elton desce pela direita, joga no meio com Gilberto, ele deixa a bola para a chegada de Arthur Caíke, o atacante finaliza de primeira da entrada da área, mas a bola sai à direita do gol de Jair
22'

1ºT

Elton tenta enfiada de bola para Eric Ramires pela direita do campo de ataque, mas a bola é muito forte e sai direto pela linha de fundo
20'

1ºT

Gilberto recebe a bola pela esquerda do meio de campo, tenta enfiada de bola para Arthur Caíke, mas o árbitro não viu vantagem no lance e marcou a falta em cima de Gilberto na hora do passe
18'

1ºT

UUUUH!! Arthur Caíke recebe bola pela esquerda da área de ataque, consegue limpar para perna esquerda, faz cruzamento pro meio, a bola chega até Nino Paraíba pela direita, mas ele finaliza por cima do gol!
16'

1ºT

Bruninho ganha bola pela esquerda do campo de ataque, tenta passe por cima, mas Lucas Fonseca leva a melhor e ganha a disputa pelo alto
14'

1ºT

Edvan faz a ultrapassagem pela esquerda, chega até a linha de fundo pela direita, consegue bonito corte pra cima da marcação, tenta o cruzamento, mas manda muito forte e ela sai pelo outro lado!
12'

1ºT

Lucas Fonseca faz passe por cima buscando Artur Victor pela esquerda, ele coloca a bola na frente, mas deixa ela sair pela linha de fundo!
10'

1ºT

O Bahia troca passes no campo de ataque, mas não consegue encontrar espaços na defesa do Bahia de Feira
08'

1ºT

NO TRAVESSÃO!! Arthur Caíke bate falta pela esquerda do campo de ataque, manda fechado no meio da área e a bola explode no travessão de Jair!
07'

1ºT

AMARELO!! Edimar comete falta em Artur Victor próximo à área e recebe amarelo
06'

1ºT

Moisés recebe bola esticada pela esquerda do campo de ataque, faz o cruzamento pro meio buscando Arthur Caíke, mas o atacante comete a falta em Vitor Hugo
04'

1ºT

Artur Victor recebe bola pela esquerda, tenta fazer o giro com um drible de corpo em cima da marcação, mas é derrubado por Edvan!
02'

1ºT

Moisés bate lateral pro meio da área, buscava Arthur Caíke, mas o atacante comete a falta em cima de Vitor Hugo na disputa
Início

1ºT

COMEÇA A DECISÃO NA FONTE NOVA!
PRÉ-JOGO
PJ
Qualquer empate hoje leva a decisão do Baiano 2019 para os pênaltis!
PJ
Após o empate por 1 a 1 no primeiro jogo, quem vencer hoje leva a taça de campeão do baiano 2019!
PJ
BOA TARDE!! Hoje vamos acompanhar Bahia x Bahia de Feira!! Jogo válido pela grande final do campeonato baiano 2019!