Por violação de regra, Sindicato pede paralisação de competições da FPF - Gazeta Esportiva
Por violação de regra, Sindicato pede paralisação de competições da FPF

Por violação de regra, Sindicato pede paralisação de competições da FPF

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/02/2017 às 16:37

São Paulo, SP

O Sindicato dos Atletas de SP segue lutando contra os atrasos de salário no futebol paulista. Desde 2012, há uma regra que prevê perda de pontos e até rebaixamento em caso de não pagamento. Porém, a entidade vem lidando com o acobertamento de casos de atraso, e por isso chegou a pedir a paralisação das competições da Federação Paulista de Futebol.

De acordo com o Sindicato, em 2016 o Batatais foi à semifinal da Série A2 com quatro meses de salários atrasados, e mesmo assim não foi punido. O mesmo se viu com o Santo André, que acabou conquistando o acesso à elite. Pelo regulamento, os clubes deveriam ter sido impedidos de jogarem a fase final da competição.

Santo André é um dos clubes que atrasou salários em 2016 (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC)
Santo André é um dos clubes que atrasou salários em 2016 (Foto: Miguel Schincariol/Ituano FC)


Sem resposta da FPF, a entidade se mobilizou e entrou com uma liminar, pedindo a suspensão dos torneios organizados pela Federação Paulista. Em um primeiro momento, o juiz do caso indeferiu a solicitação, mantendo os campeonatos.

Ainda assim, o Tribunal exigiu que a entidade que rege o futebol de São Paulo apresente os documentos que provam a regularização dos pagamentos de salário. Caso a FPF não o faça, é possível que a paralisação seja determinada.

"Evidente que não queríamos a paralisação dos campeonatos, mas com base em nossa experiência, vimos que as grandes transformações que resultaram nas melhorias no futebol têm por base dois pilares: um, a iniciativa sempre foi do Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo, nunca dos dirigentes; e, dois, sempre através de ações judiciais, nunca em razão de negociações inteligentes", afirma Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato.

A elite do Campeonato Paulista começou neste fim de semana, com a primeira rodada. A Série A2, segunda divisão do Estadual, já teve três jornadas disputadas.

Conteúdo Patrocinado