Confira as principais competições pelo mundo que serão realizadas em 2023 - Gazeta Esportiva
Confira as principais competições pelo mundo que serão realizadas em 2023

Confira as principais competições pelo mundo que serão realizadas em 2023

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/01/2023 às 06:00

São Paulo, SP

O ano de 2023 não terá Copa do Mundo - agora só em 2026, com a organização de Estados Unidos, Canadá e México -, muito menos Jogos Olímpicos, que estão marcados para 2024 em Paris, na França. Mas será um ano repleto de competições esportivas de grande destaque em várias modalidades. Só do futebol, além das sempre marcantes finais de Liga dos Campeões da Europa e de Copa Libertadores, a temporada reserva o Mundial feminino. O Brasil terá a craque Marta na luta pelo título inédito.

Foto: Arte/AFP


A temporada começa em janeiro com o tradicional Aberto da Austrália, em Melbourne, o primeiro dos quatro Grand Slams do calendário do tênis. O torneio terá a volta do sérvio Novak Djokovic, ex-número 1 do mundo, que no ano passado não participou da competição por não ter se vacinado contra a covid-19. Na mesma época acontecerá o Mundial de handebol masculino, desta vez na Polônia e na Suécia. O Brasil estará presente.

O mês de fevereiro reserva o sempre imperdível Super Bowl, a final do futebol americano, que neste ano, em sua 57ª edição, acontecerá na cidade de Glendale, no Arizona. O jogo será no dia 12, um depois de outra decisão importante, mas de outro futebol, o "soccer" para os americanos. No Marrocos sairá o próximo campeão do Mundial de Clubes da Fifa. O Flamengo representará o Brasil e América do Sul na disputa.

Em março, no dia 5, começa a temporada da Fórmula 1. O Bahrein receberá o primeiro dos 23 GPs do campeonato, que só terminará em 26 de novembro com a corrida em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos. O Brasil terá a sua corrida, o GP de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, no dia 5 de novembro.

Abril e maio serão meses mais "tranquilos" com as disputas do golfe no Masters de Augusta, nos Estados Unidos, e de Roland Garros, em Paris, o segundo Grand Slam do tênis, respectivamente. Já em junho o agito será bem maior com as finais da NBA e das versões masculina e feminina da Liga dos Campeões.

Foto: Divulgação/ATP


Com o verão no hemisfério norte, o mês de julho será o mais movimentado de 2023. A Volta da França, tradicional prova de ciclismo de estrada, terá suas versões masculina e feminina. O tênis mostrará ao mundo mais uma edição de Wimbledon, o Grand Slam em quadras de grama, em Londres, na Inglaterra. E os esportes aquáticos, com destaque para a natação, terá seu Mundial em Fukuoka, no Japão. Já no hemisfério sul, Austrália e Nova Zelândia receberão o Mundial de futebol feminino.

Modalidade mais nobre do esporte, o atletismo terá mais uma edição de seu Mundial em agosto. Budapeste, capital da Hungria, será a sede da competição. No final do mesmo mês e já pegando a primeira metade de setembro, o tênis terá seu último Grand Slam: o US Open, em Nova York, nos Estados Unidos. Na mesma época começará a Copa do Mundo de Rúgbi, desta vez na França. A peculiaridade é que o campeonato dura cerca de 50 dias e só terá sua final em 28 de outubro.

A decisão do rúgbi acontecerá durante o mais importante evento do esporte nas Américas. Desde o dia 20, até 5 de novembro, Santiago, a capital do Chile, receberá os Jogos Pan-Americanos. Todos os atletas já estarão de olho na Olimpíada de Paris-2024.

Foto: Divulgação/World Athletics


Para finalizar o ano, as decisões da Copa Sul-Americana (dia 28 de outubro) e da Copa Libertadores (11 de novembro) fecharão a temporada sul-americana no futebol. O handebol terá o Mundial feminino de 30 de novembro a 17 de dezembro em uma sede tripla com jogos na Dinamarca, Noruega e Suécia. E a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, em sua 98ª edição, acontecerá no dia 31 nas ruas de São Paulo.

Veja o calendário das competições em 2023:


Janeiro
Handebol - Mundial masculino - 11 a 29
Tênis - Aberto da Austrália - 16 a 29

Fevereiro
Futebol - Mundial de Clubes da Fifa - 1 a 11
Futebol Americano - Super Bowl - 12

Março
Fórmula 1 - Mundial (23 corridas) - 05/03 a 26/11

Abril
Golfe - Masters de Augusta (EUA) - 6 a 9

Maio
Tênis - Roland Garros - 28/05 a 11/06

Junho
Basquete - Finais da NBA - 1 a 18
Futebol - Liga dos Campeões feminina - 3 (final)
Futebol - Liga dos Campeões masculina - 10 (final)
Basquete - Europeu feminino - 15 a 25

Julho
Ciclismo - Volta da França masculina - 1 a 23
Tênis - Wimbledon - 3 a 16
Esportes Aquáticos - Mundial - 14 a 30
Futebol - Mundial feminino - 20/07 a 20/08
Ciclismo - Volta da França feminina - 23 a 30

Agosto
Atletismo - Mundial - 19 a 27
Tênis - US Open - 28/08 a 10/09

Setembro
Rúgbi - Copa do Mundo masculina - 08/09 a 28/10

Outubro
Jogos Pan-Americanos - Santiago-2023 - 20/10 a 05/11
Futebol - Copa Sul-Americana - 28 (final)

Novembro
Futebol - Copa Libertadores - 11 (final)
Handebol - Mundial feminino - 30/11 a 17/12

Dezembro
Atletismo - São Silvestre - 31

Conteúdo Patrocinado