Percurso único pelas ruas de São Paulo reforça excelência da Corrida de São Silvestre - Gazeta Esportiva
Percurso único pelas ruas de São Paulo reforça excelência da Corrida de São Silvestre

Percurso único pelas ruas de São Paulo reforça excelência da Corrida de São Silvestre

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/08/2021 às 15:58

São Paulo, SP

Considerada a principal prova de rua da América Latina por aliar tradição, longevidade e grandes nomes do circuito mundial, a Corrida Internacional de São Silvestre possui diversos pontos que reforçam esse prestígio. Um deles é seu percurso bastante técnico e que contempla algumas das principais ruas e avenidas de São Paulo.

Os 15km apresentam vários desafios, como subidas, descidas, trechos planos e que, muitas vezes, acabam sendo determinantes para a conclusão da prova. A 96ª edição será realizada no dia 31 de dezembro e as inscrições seguem abertas tanto para o evento Presencial como para o Treinão Virtual.

Criada em 1925, a São Silvestre teve percursos distintos e diferentes distâncias. No ano de estreia, os corredores percorreram 8,8km e, curiosamente, na última edição da Fase Nacional, em 1944, fizeram o menor trecho da história, com 5,5km. As mulheres disputaram pela primeira vez em 1975, correndo 8,9km. Os 15km atuais passaram a valer em 1991 para os dois gêneros.




A corrida começa na Avenida Paulista, próximo à rua Augusta, e passa por pontos turísticos como o Estádio do Pacaembu, a Praça da República, o cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João e o Teatro Municipal. A chegada ocorre na altura do número 900 da Avenida Paulista, em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero.

O trajeto é muito técnico e exige bastante da musculatura do atleta. Por isso, a preparação adequada e a supervisão de um educador físico são fundamentais para uma participação segura. Outro importante cuidado é com a hidratação, uma vez que a temperatura costuma ser elevada.

Por meio do site oficial, os atletas poderão confirmar a inscrição e consultar informações sobre valores, prazos e regulamento. O evento oferecerá infraestrutura (apoio médico, acessos, hidratação, lanches) para o número oficial de participantes, sem recursos extras para atletas que não estejam inscritos. A organização monitora a inscrição de atletas na categoria 60+ para evitar fraudes.

Confira o percurso da Corrida de São Silvestre: 

Largada - Av. Paulista x Rua Augusta

Av. Dr. Arnaldo

Rua Maj. Natanael

Rua Des. Paulo Passalaqua

Av. Pacaembu

Viaduto Gal. Olímpio Silveira: passagem

Av. Dr. Abrahão Ribeiro

Av. Norma Giannotti

Av. Rudge

Viaduto Orlando Murgel

Av. Rio Branco

Av. Ipiranga

Av. São João

Al. Barão de Limeira

Av. Duque de Caxias

Rua Rego Freitas

Rua Gal. Jardim

Rua Bento Freitas

Largo do Arouche

Av. Vieira de Carvalho

Praça da República

Av. Ipiranga

Av. São João

Rua Cons. Crispiniano

Praça Ramos de Azevedo

Rua Xavier de Toledo

Viaduto Nove de Julho

Viaduto Jacareí

Rua Santo Amaro: troca de mão

Rua Maria Paula

Av. Brig. Luís Antônio

Av. Paulista

Chegada: Av. Paulista, 900

Conteúdo Patrocinado