Dirigentes apontam dificuldades, mas aprovam VAR no mata-mata do Paulistão - Gazeta Esportiva
Dirigentes apontam dificuldades, mas aprovam VAR no mata-mata do Paulistão

Dirigentes apontam dificuldades, mas aprovam VAR no mata-mata do Paulistão

Gazeta Esportiva

Por Mateus Videira e Theo Certain

21/03/2019 às 14:35 • Atualizado: 21/03/2019 às 16:16

São Paulo, SP

Um dos grandes temas do Congresso Técnico das quartas de final do Campeonato Paulista, realizado nesta quinta-feira na sede da Federação Paulista de Futebol, foi a implementação do VAR para o restante da competição. E de acordo com os representantes dos clubes envolvidos que marcaram presença, a novidade é uma boa alternativa visando minimizar os erros de arbitragem. Ainda assim, a maioria pontuou a necessidade de aperfeiçoamento.

Após a definição das datas e dos horários das partidas que acontecerão entre sábado e domingo, no caso da ida, e na próxima terça e quarta-feira, para os duelos de volta, os representantes dos clubes, com exceção do Palmeiras, que não enviou ninguém, se dirigiram a sala do árbitro de vídeo montada na sede da FPF. E uma das curiosidades dos testes, inclusive, foi a participação em conjunto de Diego Lugano e Andrés Sanchez, tema de brincadeira por parte do são-paulino.

Veja também: FPF anuncia datas e horários das quartas de final do Paulistão 2019




"No VAR estamos de acordo (risos). É algo que chega para ajudar, é uma tecnologia benéfica para o futebol, mas ainda está longe de ser a solução definitiva. O VAR tem interferido nos últimos anos querendo fazer justiça. Acho que precisamos evoluir nesse sentido. Estou convencido que a solução terminará em captar um treinador de cada time para a decisão sobre o lance que deve ser revisto, porque se não fica muito complexo e se perde muito tempo. Porém, é uma iniciativa boa, que vai ajudar", disse o superintendente de relações institucionais do tricolor.

"É algo irreversível. Dirigentes, jogadores, torcida, tem que ter paciência, porque só com o tempo vai melhorar. Não é simples. E no final, se saiu o gol e foi falta no começo, você tem uma interpretação e eu tenho outra. É difícil. Acho que vai dar alguns problemas, mas é irreversível. Temos que ter paciência, estudar bastante e cada dia se preparar melhor", comentou Andrés.

De acordo com a Federação Paulista de Futebol, o VAR será operacionalizado pela Hawk-Eye Innovations, empresa responsável pela utilização do recurso na Copa do Mundo da Rússia, e completamente custeado pela entidade. Além disso, sete profissionais ficarão na sala de operações, auxiliados por até 19 câmeras.

"A Federação Paulista, não só no VAR, é uma pioneira em tudo aquilo que surge como novidade. Ela não mede esforços para melhorar e qualificar a competição. Em virtude do que vem sendo os jogos, que são muito corridos, muito intensos, a FPF se preocupa em não dar margem para polêmicas, como aconteceu em campeonatos passados. A FPF está mostrando que, ninguém mais que ela, está se preocupando para que o jogo aconteça da melhor maneira, limpo e dentro do regulamento. Se não começar agora, não vai começar nunca. O momento é esse sim", analisou Genílson Santos, presidente do Novorizontino

"Foi uma reunião saudável. O VAR foi muito bem apresentado pela equipe técnica da Federação. Nos pareceu bem estruturado e teremos partidas diferentes do que foi nos últimos anos. É uma outra ótica e acredito que será um sucesso brilhante", pontuou Bruno Carbone, membro do Comitê de Gestão e representante do Santos na ausência do presidente José Carlos Peres, que está em viagem a fim de buscar investimentos para o clube.

Confira abaixo as datas e horários de todos os confrontos de quartas de final do Paulistão 2019:

Palmeiras x Novorizontino
Ida: Sábado (23 de março), às 17h – Jorge Ismael de Biasi
Volta: Terça-feira (26 de março), às 21h – Allianz Parque

Red Bull x Santos
Ida: Sábado (23 de março), às 19h30 – Pacaembu
Volta: Terça-feira (26 de março), às 20h – Moisés Lucarelli

Ituano x São Paulo
Ida: Domingo (24 de março), às 16h – Morumbi
Volta: Quarta-feira (27 de março), às 19h15 – Novelli Júnior

Corinthians x Ferroviária
Ida: Domingo (24 de março), às 19h – Fonte Luminosa
Volta: Quarta-feira (27 de março), às 21h30 – Arena Corinthians

Conteúdo Patrocinado