Grupo extremista curdo declara autoria de atentados na Turquia - Gazeta Esportiva
Grupo extremista curdo declara autoria de atentados na Turquia

Grupo extremista curdo declara autoria de atentados na Turquia

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/12/2016 às 14:56 • Atualizado: 11/12/2016 às 14:58

São Paulo, SP

O grupo extremista curdo Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), ligado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), declarou a autoria dos atentados que vitimaram 38 pessoas e deixaram outras 136 feridas em Istambul, capital da Turquia, no sábado. Por meio de seu site oficial, o TAK confirmou que dois de seus membros se sacrificaram para fazer a as ações.

O grupo informou que os ataques realizados no sábado foram uma forma de represália contra a violência praticada na região sudeste do país, além de representar um protesto contra a prisão de Abdullah Ocalan, líder do PKK.




Os atentados ocorreram em sequência. A primeira explosão aconteceu nas cercanias da Arena Vodafone, estádio do Besiktas, duas horas depois da vitória do time sobre o Bursaspor, em partida válida pelo Campeonato Turco. A segunda explosão foi registrada logo em seguida, em uma movimentada praça do centro de Istambul.

Por causa do incidente, o governo da Turquia declarou um dia de luto nacional e o presidente Recep Tayyip Erdogan cancelou a viagem que faria ao Cazaquistão. Suleyman Soylu, ministro do Interior da Turquia anunciou que dez pessoas suspeitas de ter relação com os atentados foram presas.

Conteúdo Patrocinado