Valéria Kumizaki garante título inédito no Mundial de caratê - Gazeta Esportiva
Valéria Kumizaki garante título inédito no Mundial de caratê

Valéria Kumizaki garante título inédito no Mundial de caratê

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/07/2017 às 16:32 • Atualizado: 26/07/2017 às 17:03

São Paulo, SP

A brasileira encarou Emilie Thouy, que a tirou da disputa em 2016 (Foto: Divulgação)


A paulista Valéria Kumizaki venceu Tzu-Yun Wen, de Taipei, e conquistou na terça-feira o título dos Jogos Mundiais de caratê — inédito para o Brasil. Na competição, sediada em Wroclaw, na Polônia, a brasileira também enfrentou a francesa Emilie Thouy, que venceu Valéria na final do Campeonato Mundial de 2016.

Na categoria 55kg, além de Emilie, outra ex-campeã mundial entrou no tatame: a italiana Sara Cardin, ouro em 2014. Ao todo, sete atletas estavam divididas em duas chaves. A brasileira encarou também a argentina Giuliana Novak, de quem venceu por 1 a 0, na estreia.

Contra Sara, o embate foi mais acirrado, e a brasileira perdeu por 3 a 1. A derrota não a eliminou do campeonato porque a italiana venceu a argentina por 4 a 0. Na semi, derrotou Emilie, principal rival da brasileira em 2016, por 1 a 0.

Além de Kumizaki, outro conterrâneo esteve no Mundial. Lutando na categoria 60kg, Douglas Brose avançou para a semi como primeiro do grupo, entretanto, foi superado pelo medalhista de bronze do Mundial de 2016, Firdovsi Farzaliyev, do Azerbaijão. Brose também perdeu para o espanhol Matias Gomes, com quem disputava o bronze.

Conteúdo Patrocinado