Seis Nações muda a pontuação para incentivar mais ofensividade - Gazeta Esportiva
Seis Nações muda a pontuação para incentivar mais ofensividade

Seis Nações muda a pontuação para incentivar mais ofensividade

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/02/2017 às 12:34 • Atualizado: 23/05/2017 às 18:06

São Paulo, SP

Buscando deixar sua competição mais atraente para o público, o Seis Nações irá mudar seu sistema de pontuação. Agora, o centenário torneio de rúgbi, um dos mais tradicionais do esporte, terá bônus para as equipes que se esforçarem mais ofensivamente.

Até a última temporada, o torneio dava dois pontos para as vitórias e um para os empates. A partir de 2017, os vencedores levarão quatro pontos e a igualdade valerá dois. Além disso, as equipes que anotarem mais de quatro trys por jogo ou que perderem por menos de sete pontos de diferença ganharão um ponto adicional.

France’s hooker and captain Guilhem Guirado (C) passes the ball during a training session on January 31, 2017 in Marcoussis, south of Paris, as part of the preparation for the February 4 Six Nations rugby tournament match against England. / AFP PHOTO / FRANCK FIFE
Six Nations será disputado entre 4 de fevereiro e 18 de março (Foto: Franck Fife/AFP)


A mudança nas regras também irá beneficiar a equipe que vencer todos os seus cinco compromissos na competição. Para evitar que haja a possibilidade de um time ser campeão sem ganhar seus cinco compromissos, três pontos serão computados para quem conseguir o “Grand Slam”.

As medidas tomadas procuram evitar resultados magros durantes as partidas dos Seis Nações, incentivando as equipes à busca pela jogada ofensiva em detrimento do posicionamento mais cauteloso.

Disputado desde 1883, o Seis Nações conta com as maiores potências do rúgbi europeu: Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, França (desde 1910) e Itália (desde 2000). A edição de 2017 terá início no próximo sábado e o pontapé inicial será dado na partida entre Escócia e Irlanda.

Conteúdo Patrocinado