Seis Nações muda a pontuação para incentivar mais ofensividade

São Paulo, SP

02-02-2017 12:34:54

Buscando deixar sua competição mais atraente para o público, o Seis Nações irá mudar seu sistema de pontuação. Agora, o centenário torneio de rúgbi, um dos mais tradicionais do esporte, terá bônus para as equipes que se esforçarem mais ofensivamente.

Até a última temporada, o torneio dava dois pontos para as vitórias e um para os empates. A partir de 2017, os vencedores levarão quatro pontos e a igualdade valerá dois. Além disso, as equipes que anotarem mais de quatro trys por jogo ou que perderem por menos de sete pontos de diferença ganharão um ponto adicional.

A mudança nas regras também irá beneficiar a equipe que vencer todos os seus cinco compromissos na competição. Para evitar que haja a possibilidade de um time ser campeão sem ganhar seus cinco compromissos, três pontos serão computados para quem conseguir o “Grand Slam”.

As medidas tomadas procuram evitar resultados magros durantes as partidas dos Seis Nações, incentivando as equipes à busca pela jogada ofensiva em detrimento do posicionamento mais cauteloso.

Disputado desde 1883, o Seis Nações conta com as maiores potências do rúgbi europeu: Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, França (desde 1910) e Itália (desde 2000). A edição de 2017 terá início no próximo sábado e o pontapé inicial será dado na partida entre Escócia e Irlanda.

Deixe seu comentário