Tio e técnico de Nadal mostra otimismo para Roland Garros - Gazeta Esportiva
Tio e técnico de Nadal mostra otimismo para Roland Garros

Tio e técnico de Nadal mostra otimismo para Roland Garros

Gazeta Esportiva

Por Redação

02/02/2017 às 11:26

São Paulo, SP

Disputar uma final de Grand Slam contra seu maior rival enquanto ambos estão longe de seu auge era algo que Rafael Nadal não cogitava antes da decisão do Aberto da Austrália. Mesmo após ser derrotado por Roger Federer, o treinador e tio do espanhol, Toni Nadal, acredita que agora o atual número seis do mundo pode se sentir otimista para o próximo Major da temporada, Roland Garros, onde o “Rei do Saibro” tem nove títulos

“Sabemos que os anos passam, que ele não é o mesmo de quando tinha 19 ou 20 anos, quando exercia um domínio muito grande nessa superfície. Hoje está tudo mais igualado, mas acredito que se conseguir manter o nível da Austrália, tem muitas chances de fazer uma grande temporada na terra batida”, afirmou Toni em entrevista ao Mundo Deportivo.

000_l09jl
Carlos Moya (e) e Toni Nadal (d) fazem parte da comissão técnica de Rafael (Foto: Greg Wood/AFP)


Tendo participado do ATP 500 do Rio nas últimas temporadas, Nadal não virá para o maior torneio brasileiro em 2017. E a ausência do astro espanhol tem uma explicação. “A questão basicamente é que quando íamos jogar no Rio, Rafael tinha muitos problemas porque a humidade o afeta muito. Essa foi a razão principal. Depois, o circuito nessa época está preparado para pista rápida e tomamos a decisão de nos prepararmos para esse piso”, acrescentou o tio de Rafa.

Para Toni, a maior mudança de seu sobrinho não foi técnica ou tática, mas de atitude. “Tem conseguido relaxar dentro da quadra, voltou a estar alegre. Por vários problemas ele não conseguia isso antes”, analisou.

Ainda segundo o treinador, outro fator que vem ajudando o Touro Miúra é a presença do multicampeão Carlos Moya em sua comissão técnica. “Em primeiro lugar, ajudou na tranquilidade de saber que um ex-número 1 de acompanha. Ademais é um grande amigo. Viajar com ele é uma grande sorte para Rafael”, pontuou.

Spain's Rafael Nadal speaks with Rod Laver during the awards ceremony after his defeat against Switzerland's Roger Federer in the men's singles final on day 14 of the Australian Open tennis tournament in Melbourne on January 29, 2017. / AFP PHOTO / GREG WOOD / IMAGE RESTRICTED TO EDITORIAL USE - STRICTLY NO COMMERCIAL USE
Nadal não vence em Roland Garros desde 2014, seu último título de Major (Foto: Greg Wood/AFP)


Com a vitória em Melbourne, Federer chegou a seu 18º título de Grand Slams, quatro a mais que Nadal. “Com 17-15 estaríamos bem perto, porque acho que daria uma moral para Roland Garros. Agora 18-14 estamos longe e não é o momento para pensar em alcança-lo e, sim, em melhorar, ganhar algo. Tomara que ganhemos algo mais durante esses anos”, completou. Treinando seu sobrinho em todos os seus 14 títulos, Toni se tornou o técnico de tênis com mais conquistas de Majors na história.

Conteúdo Patrocinado