Thiago Monteiro vence primeiro confronto do Brasil na Copa Davis - Gazeta Esportiva
Thiago Monteiro vence primeiro confronto do Brasil na Copa Davis

Thiago Monteiro vence primeiro confronto do Brasil na Copa Davis

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/02/2019 às 17:27 • Atualizado: 01/02/2019 às 17:30

São Paulo, SP

Brasileiro Thiago Monteiro venceu o belga Arthur de Greef no primeiro jogo da reformulada Copa Davis (Foto: João Pires/Fotojump)


Confirmando as expectativas, o brasileiro Thiago Monteiro (107º) venceu o belga Arthur de Greef (202º) nesta quinta-feira, na primeira fase da reformulada Copa Davis, em quadra de saibro montada no Ginásio do Sabiazinho, em Uberlândia (MG). Por 2 sets a 0 e parciais de 6/3 e 6/2, a equipe brasileira deu um importante passo para a sua permanência no torneio entre países.

A seleção brasileira de tênis começou sua caminhada na Copa Davis com Thiago Monteiro, embalado por sua conquista no Uruguai, na última semana. Contra o belga Arthur de Greef nesta quinta-feira, conseguiu impor um bom ritmo no início do primeiro set, conquistando três games seguidos. Depois, porém, o visitante conseguiu equilibrar a partida e deu um pouco mais de trabalho a Monteiro. Mesmo assim, o brasileiro venceu o primeiro set pela parcial de 6/3. No segundo set, Montiro continuou demonstrando amplo domínio e venceu com tranquilidade por 6/2, confirmando o favoritismo brasileiro.

O confronto entre Brasil e Bélgica, que continuará nesta sexta-feira e sábado, vale pelo classificatório da Copa Davis, que a partir deste ano é disputada em novo formato. O vencedor desta etapa se reunirá com mais 17 equipes em Madri, entre 18 e 24 de novembro, sendo que seis times já estão garantidos (Argentina e Grã-Bretanha, com convites da ITF, além de Croácia, França, Espanha e Estados Unidos, semifinalistas do torneio em 2018). Na ocasião, serão seis grupos com três times cada e os vencedores e os dois melhores segundo colocados avançam para as quartas de final do torneio.

É importante lembrar, porém, que a Bélgica não enviou seus melhores atletas ao torneio deste ano. David Goffin, ex-top 10 do ranking, preferiu permanecer na Europa para se preparar para outros compromissos, enquanto o segundo melhor tenista belga da atualidade, Rubens Bemelmans, não foi convocado. Dessa forma, Arthur de Greef é apenas o quarto melhor tenista belga, atrás de Kimmer Coppejans, que enfrenta Rogerinho também nesta sexta.

Conteúdo Patrocinado