Thiago Braz avança à final do salto com vara no Mundial de Atletismo nos EUA - Gazeta Esportiva
Thiago Braz avança à final do salto com vara no Mundial de Atletismo nos EUA

Thiago Braz avança à final do salto com vara no Mundial de Atletismo nos EUA

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/07/2022 às 00:00

São Paulo, SP

O Brasil teve bons resultados, nesta sexta-feira, em mais um dia de disputa do Mundial de Atletismo, que está sendo realizado na cidade de Eugene, no Oregon, nos Estados Unidos. Thiago Braz, no salto com vara, e o revezamento 4x100 metros masculino conseguiram vaga na final de suas provas. Além disso, Viviane Lyra ficou no Top 10 na corrida de 35km da marcha atlética.

Com um pouco de sofrimento, o campeão olímpico dos Jogos do Rio-2016 e bronze em Tóquio-2020 conseguiu a sua classificação à final do salto com vara. Thiago Braz pulou sob o risco de eliminação na marca de 5,65m após errar as duas primeiras tentativas, mas acertou 5,75m de primeira e avançou entre os 12 melhores.

"Vocês acham que eu estava tranquilo, mas por dentro estava complicado. Acho que a experiência ajuda muito nesse momento apertado", comentou Thiago Braz em entrevista ao SporTV logo após a sua classificação à final.



O brasileiro nunca conquistou uma medalha em Mundiais outdoor, ao ar livre, como o que acontece em Eugene. A única que tem, a prata em Belgrado, na Sérvia, neste ano, foi na competição indoor (em um estádio fechado), perdendo apenas para o sueco Armand Duplantis, dono do recorde mundial (6,16m).

No revezamento 4x100m, a equipe formada por Rodrigo do Nascimento, Felipe Bardi, Derick Silva e Erik Cardoso avançou com a oitava vaga com o tempo de 38s41, o melhor da temporada.

Apesar de ter ficado com a vaga por ter o segundo melhor tempo entre as não-classificadas, a marca da equipe brasileira foi melhor que a dos segundos colocados da primeira semifinal, a Grã-Bretanha, que teve 38s49.

Por fim, na marcha atlética, Viviane Lyra bateu novamente o recorde brasileiro nos 35km ao cravar 2h45min02. O tempo valeu a oitava colocação na prova desta sexta-feira. O recorde nacional anterior também era dela, de 2h49min12 registrados na segunda quinzena de abril em Dudince, na Eslováquia, pela série ouro do Circuito Mundial da modalidade e que carimbou passagem para o Mundial.

A medalha de ouro foi para a peruana Kimberly León com 2h39min16, recorde do campeonato, a prata para a polonesa Katarzyna Zdzieblo (2h40min03) e o bronze para a chinesa Shijie Qieyang (2h40min37).

Conteúdo Patrocinado