Sob calor de 44 graus, e com gol de bicicleta, Goiás faz 3 a 0 no Joinville - Gazeta Esportiva
Sob calor de 44 graus, e com gol de bicicleta, Goiás faz 3 a 0 no Joinville

Sob calor de 44 graus, e com gol de bicicleta, Goiás faz 3 a 0 no Joinville

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/09/2015 às 13:07 • Atualizado: 20/09/2015 às 23:26

São Paulo, SP

Goiás aproveitou as chances que teve e fez 3 a 0 no Joinvile (Foto:Reprodução)
Calor de 44 graus não impediu que o Goiás voltasse a vence após duas derrotas seguidas no Brasileiro (Foto:Reprodução)


Neste domingo, sob o calor das 11h (de Brasília), Goiás e Joinville se enfrentaram no Estádio Serra Dourada, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro e, no duelo, o Esmeraldino saiu vitorioso graças a um gol de bicicleta do zagueiro Fred e outros dois do atacante Érik. A partida era de fundamental importância para as duas equipes, que iniciaram a rodada na zona de rebaixamento, mas o forte calor de 44,4 impediu que o jogo fosse mais movimentado.

A vitória representou para o Goiás uma quebra na sequência negativa de resultados da equipe. Nas duas últimas rodadas, o Esmeraldino havia perdido para Ponte Preta, 2 a 1 no Serra Dourada, e Avaí, 2 a 1 na Ressacada.

Do outro lado, o Joinville segue em um calvário neste Campeonato Brasileiro. Contando a derrota deste domingo, a equipe de Santa Catarina não vence no Brasileirão a sete partidas. No período, foram três derrotas e quatro empates. Além disso, o JEC ainda foi derrotado atuando pela Copa do Brasil, em duelo com o Atlético-PR (1 a 0), na Arena da Baixada. A última vez em que os torcedores catarinenses puderam sair do estádio sorrindo foi no dia 23 de agosto, vitória em casa, por 2 a 1, contra o Fluminense.

O Goiás foi a 31 pontos e, ao menos momentaneamente, pulou para a 13ª colocação. O Joinville segue em 19º lugar com 23. Na próxima rodada, o Esmeraldino visita o Fluminense no Maracanã, sábado, às 18h30. Já o JEC, recebe o Atlético Mineiro na Arena, domingo, às 16h. Ambos os duelos são válidos pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Joinvile não consegiu pressionar o time goiano (Foto: José Carlos Fornér)
Joinville não conseguiu pressionar o time goiano e sofreu muito com o calor (Foto: José Carlos Fornér)


O JOGO

Apesar da importância do confronto direto, as equipes começaram a partida cautelosas em virtude do calor. A primeira chance só surgiu aos 12 minutos quando, depois de uma jogada pelo lado direito, a bola foi cruzada rasteira para dentro da área e Felipe Menezes chutou de primeira. Porém, o meia não acertou em cheio e Agenor defendeu sem susto.

O jogo seguia truncado no meio de campo e com o Goiás tendo o controle da bola, 57% de posse para o Esmeraldino. Com pouca fluência, coube ao zagueiro Felipe Macedo fazer um ótimo lançamento para deixar Forster de frente para o gol. O lateral esquerdo entrou em diagonal e chutou forte para uma boa defesa do goleiro do JEC, que mandou para escanteio e ficou caído pedindo atendimento médico.

Com um golaço de bicicleta do zagueirão Fred, Goiás abre o placar e passa a dominar o jogo

A cada parada, os jogadores das duas equipes não perdiam a oportunidade de se hidratar na beirada do campo e, depois de Agenor se recuperar, o Goiás finalmente conseguiu balançar as redes. David cobrou o escanteio, a defesa do Joinville afastou parcialmente e a bola sobrou para Fred, de costas para o gol. O zagueiro não teve dúvidas e emendou uma bicicleta, fazendo um golaço e tirando o zero do placar em Goiânia.

Com 29 jogados, o árbitro Raphael Claus determinou a parada técnica, seguindo a determinação da CBF que obriga uma pausa para hidratação dos atletas sempre que a temperatura for superior aos 28 graus. Dentro de campo, estando na frente do placar, o Goiás não se arriscava ao ataque e mantinha a posse de bola para se poupar fisicamente e não correr grandes riscos, já que o JEC não conseguia oferecer perigo ao gol de Paulo Henrique.

O Esmeraldino só voltou a pressionar aos 40 minutos, quando desperdiçou duas boas oportunidades em sequência. Primeiro, Zé Love recebeu dentro da área e tocou de lado para Bruno Henrique, que bateu para o gol, no cantinho, mas Agenor fez uma grande defesa, em cima da linha. Em seguida, Felipe Menezes lançou o garoto Érik, que saiu de frente para o gol, mas o atacante bateu mal e o arqueiro do JEC deu um tapa para evitar.

No último lance do primeiro tempo, o Joinville chegou com perigo pela primeira vez. Rogério foi á linha de fundo pelo lado direito, ganhou do marcador e cruzou no segundo pau. A bola chegou até Marcelinho Paraíba, que cabeceou para fora.

No segundo tempo, Joinville melhora, mas Érik marca duas vezes e mata o jogo no Serra Dourada

Na segunda etapa, o Joinville voltou melhor e, antes dos dez minutos, já havia tido duas boas oportunidades com Rogério. Marcelinho Paraíba fez ótimo passe para o lateral, que avançou na área e bateu cruzado para uma boa defesa de Paulo Henrique. Logo em seguida, foi a vez de Edigar Junio cruzar para Rogério. O jogador cabeceou forte, mas a bola foi para fora.

Com 25 jogados, o Goiás matou de vez a partida e acabou com as esperanças do JEC. Gimenez recebeu bom passe dentro da área e, de costas para Rogério, recebeu o toque nas cosas do lateral. O árbitro, bem posicionado, aponta para a cal. Na cobrança, Érik bateu de pé direito, no canto, e deslocou Agenor, que caiu para o outro lado.

Ainda houve tempo para o Goiás ampliar ainda mais a vantagem. Aos 42, depois de escanteio do Joinville, o Goiás engatou um contra-ataque com Bruno Henrique. Ele foi até a entrada da área e mandou certeiro para Erik, de frente para o gol, fuzilar e fazer o terceiro.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 3 X 0 JOINVILLE

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 20 de setembro de 2015 (Domingo)
Horário: 11h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fábio Rogerio Baesteiro (SP)
Cartões amarelos: Rogério (Goiás)
Público presente: 3.961
Renda: R$ 46.935

GOLS:
GOIÁS: Fred, aos 18 minutos do primeiro tempo e Érik, aos 26 e 42 do segundo tempo

GOIÁS: Paulo Henrique; Gimenez, Felipe Macedo, Fred e Rafael Forster (Alex Alves); Rodrigo, David e Felipe Menezes (Liniker); Bruno Henrique, Erik e Zé Eduardo (Ygor)
Técnico: Wanderley Filho

JOINVILLE: Agenor; Mario Sérgio, Domingues, Guti e Rogério; Kadu (Marion) e Edson Ratinho; Lucas Crispim, William Popp (Silvinho) e Marcelinho Paraíba (Fernando Viana); Edigar Junio
Técnico: PC Gusmão

Conteúdo Patrocinado