O Brasil encerrou sua participação nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 na noite deste sábado com o oitavo lugar na prova do revezamento misto do esqui cross-country. A última prova com participação brasileira contou com os quatro esquiadores Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha e Robelson Lula.
Cada participante completou um trajeto de 2,5 km do percurso e a equipe brasileira finalizou a prova em 34min10s, no último lugar entre os oito países finalistas. Os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro, a China ficou com a prata, enquanto o Canadá completou o pódio. A prova reuniu esquiadores sentados, chamados de sitting ski, com lesões nos membros inferiores, e andantes, com comprometimento nos membros superiores e/ou deficiência visual.
O Brasil era a única equipe com quatro integrantes de sitting ski. No entanto, esta foi a primeira vez, em três participações do país em Jogos de Inverno, que o revezamento foi composto por quatro esquiadores.
Robelson Lula foi o primeiro a largar, mas sofreu uma queda e chegou em quinto na primeira parte da prova. Depois, Cristian Ribera fez o trajeto de 2,5km ao quilômetro cinco e entregou para Aline Rocha com a equipe na sétima colocação. A paranaense completou o seu trecho na oitava posição, classificação em que Guilherme Rocha encerrou a prova após também sofrer uma queda.
"Consegui manter o ritmo forte em todo o trajeto, apesar da queda que tive na curva. Consegui me manter em quinto. Mas, no geral, está todo muito de parabéns", afirmou o paraibano Robelson Lula.
"Hoje a neve estava excelente, para mim, estava ótima. Acabou sendo a minha melhor volta de todas as provas nos Jogos. Foi muito bom poder participar. Foi uma diversão para a gente", completou Aline Rocha.
Esta foi a terceira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno, com delegação recorde. Seis atletas compuseram a missão em Pequim, sendo cinco do esqui cross-country e um no snowboard.
O Brasil participa dos Jogos desde Sochi 2014, quando a estreia nacional contou com dois representantes no evento. Já na cidade coreana de PyeongChang, quatro anos mais tarde, o país teve com três participantes.