Réu em processo, ex-chefe da Conmebol admite ter recebido propina - Gazeta Esportiva
Réu em processo, ex-chefe da Conmebol admite ter recebido propina

Réu em processo, ex-chefe da Conmebol admite ter recebido propina

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/12/2015 às 16:43

São Paulo, SP

Em primeira audiência no Uruguai, Figueredo já admitiu que Conmebol serviu para lavar dinheiro (Foto:Juan Mabromata/AFP)
Em primeira audiência no Uruguai, Figueredo já admitiu que Conmebol serviu para lavar dinheiro (Foto:Juan Mabromata/AFP)


Sob custódia da Justiça há praticamente sete meses, Eugenio Figueredo, ex-presidente da Conmebol, começou a revelar, agora em sua terra natal, os meandros do esquema corrupto que vem desviando milhões há pelo menos duas décadas.

Extraditado ao Uruguai na última semana após ter sido preso com outros sete dirigentes em Zurique, ainda em maio, Figueredo admitiu no tribunal ter recebido propinas para a manutenção de um sistema de lavagem de dinheiro. Aos 83 anos, o ex-mandatário ainda tenta recorrer a uma prisão domiciliar, mas pode ficar recluso em cárcere por até quinze anos.

Segundo escreveu o promotor Juan Gómez, encarregado pelo caso em Montevidéu, Figueiredo “reconhece que são evidentes as movimentações indevidas de dinheiro na Confederação e pelos contratos que esta assinava. Ao assumir a presidência, procurou ‘legalizar’ o ‘dinheiro sujo’ que dividiam em uma rede de corrupção que arruinou o futebol sul-americano”.

O relatório escrito pela promotoria após a audiência também pontuou que “desde a época que assumiu o cargo no Comitê Executivo da Conmebol, (Figueredo) recebia importantes somas de dinheiro, em função de um esquema no qual participavam diversos integrantes da entidade, com a finalidade de manter um status quo de uma forma perversa de corrupção”.

A perpetuação dessa estrutura impedia a distribuição de cotas de televisão e direitos de transmissão a outras empresas, causando uma centralização dos interesses. Há cerca de dois anos, o sindicato de jogadores profissionais do Uruguai e os clubes nacionais entraram com uma denúncia contra uma série de dirigentes, entre eles Figueredo, por conta desta polêmica.

Conteúdo Patrocinado