Pesagem do UFC 198 tem descontração, provocação e Arena com clima de futebol - Gazeta Esportiva
Pesagem do UFC 198 tem descontração, provocação e Arena com clima de futebol

Pesagem do UFC 198 tem descontração, provocação e Arena com clima de futebol

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Luiz Felipe Fagundes

13/05/2016 às 20:03 • Atualizado: 25/05/2017 às 18:06

Curitiba, PR

Werdum e Miocic dão última encarada antes do confronto pelo cinturão (Foto: Luiz Fagundes)
Werdum e Miocic dão última encarada antes do confronto pelo cinturão (Foto: Luiz Fagundes)


Com um público maior do que muitos jogos dos campeonatos estaduais, incluindo o Paranaense, a Arena da Baixada recebeu nesta sexta-feira, em Curitiba, o evento de pesagem dos atletas que disputarão na noite deste sábado o UFC 198. A torcida teve a oportunidade de fazer perguntas para outros três nomes importantes do MMA nacional, José Aldo, Amanda Nunes e Claudinha Gadelha, que em breve estarão disputando cinturões nas próximas edições do evento.

O ex-campeão dos pesos-penas não poupou críticas à organização, que o colocou para disputar o título interino no UFC 200 e não permitiu uma revanche direta com Conor McGregor. “Não era o que eu esperava, por tudo que construí no UFC a carreira inteira. Foram tantos anos como único campeão que esperava a revanche. Mas, como empregado do UFC, entendo o lado deles, é business. Agora tenho que treinar bastante, vencer o Frankie Edgar e lutar com o próximo. Vida que segue”, ponderou.

O clima, no entanto, era de descontração. Falando sobre o filme sobre sua história que vai estrear nos cinemas ainda este ano, José Aldo brincou que, se fosse convidado a participar, gostaria de participar de alguma cena romântica com a atriz Cléo Pires. “Seria ótimo. O personagem pega a Cléo Pires. Imagina fazer uma cena de romance com a Cléo Pires? Mas o José Loreto está fazendo muito bem o personagem. Não vi ainda, mas pode ter certeza que a história está bem maneira”, afirmou.

O mesmo clima de brincadeiras, que realmente chamou a atenção foi Claudinha Gadelha. AO responder a uma pergunta de um fã-mirim eu estava nas arquibancadas da Arena, a morena não titubeou em contar qual seu passatempo favorito entre as lutas. “Gosto é de fazer amor”, disse, sincera, arrancando gargalhadas e até um galanteio do próximo torcedor a perguntar. “Sobre a última resposta, Claudinha, “tamo juntos”, falou.

As Ring Girls finalmente apareceram para levantar o público na Arena (Foto: Luiz Fagundes)
As Ring Girls finalmente apareceram para levantar o público na Arena (Foto: Luiz Fagundes)


Pesagem coloca novamente adversários frente a frente – O momento mais esperado, é claro, foi o de encontrar as estrelas do UFC 198 na pesagem. O ritual começa bem antes, com os atletas fazendo o último sacrifício para atingir o peso e entrando em êxtase quando o esforço é recompensado com o número correto na balança. Desta vez ninguém precisou ficar nu ar tingir o peso.

Os primeiros a pesarem e sentirem a reação do público, ou melhor, a primeira impressão do que acontecera na noite da luta, foram os lutadores do card preliminar. Sem surpresa, os brasileiros foram ovacionados e os adversário recepcionados com os gritos de ‘uh, vai morrer’, que se tornaram marca da torcida neste evento. Destaque para Demian Maia, que para muitos deveria estar no card principal, Serginho Moraes e Rogério Minotouro, que levaram um verdadeiro clima de futebol para as arquibancadas.

Surpreendente foi a reação do torcedor curitibano ao experiente carioca Vitor Belfort. Um dos maiores nomes do MMA nacional e protagonista da penúltima luta do card principal, foi recebido com vaias e mais ‘uh, vai morrer’ da grande maioria do torcedor. Em contrapartida, Ronaldo Jacaré, que entrou no melhor estilo réptil no palco, foi ovacionado e deve receber o mesmo apoio na hora da luta.

Ronaldo Jacaré caiu nos braços da galera em Curitiba (Foto: Luiz Fagundes)
Ronaldo Jacaré caiu nos braços da galera em Curitiba (Foto: Luiz Fagundes)


Exceção feira a Matt Brown, que respondeu às provocações mostrando o dedo do meio aos torcedores e a uma encarada mais tensa entre Warlley Alves e Brian Barbarena, os demais encontros entre adversários no palco foram respeitosos, sem aproximação demais, algumas caras feias e poses desafiadoras e nada mais, incluindo o embate entre Maurício Shogun, o mais exaltado, e Corey Anderson e entre as lutadores Cris Cyborg, que atua em casa, e Leslie Smith.

Após um vídeo sobre a preparação de Fabrício Werdum e Stipe Miocic, que disputarão o cinturão dos pesos-pesados, que atualmente está em posse do brasileiro, novamente o norte-americano foi hostilizado e recebeu muito bem a pressão. Já Werdum – que teve uma pequena polêmica com a organização que retende proibir a distribuição de sua máscara “happy face” por conta de choque de interesses entre patrocinadores – estava um pouco mais concentrado do que suas aparições anteriores, sempre brincalhão, e aproveitou para homenagear a mãe do treinador, falecida na véspera.

Card Principal (início às 19h45):
Peso-pesado: Fabricio Werdum x Stipe Miocic
Peso-médio: Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort
Peso-casado: Cris Cyborg x Leslie Smith
Peso-meio-pesado: Mauricio Shogun x Corey Anderson
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Bryan Barberena

Card Preliminar (início às 23 horas):
Peso-meio-médio: Demian Maia x Matt Brown
Peso-médio: Thiago Marreta x Nate Marquardt
Peso-galo: John Lineker x Rob Font
Peso-meio-pesado: Rogério Minotouro x Patrick Cummins
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Yancy Medeiros
Peso-meio-médio: Serginho Moraes x Luan Chagas
Peso-pena: Renato Moicano x Zubaira Tukhugov

Conteúdo Patrocinado