ONGs protestam em defesa aos direitos LGBT+ em frente ao Museu da Fifa - Gazeta Esportiva
ONGs protestam em defesa aos direitos LGBT+ em frente ao Museu da Fifa

ONGs protestam em defesa aos direitos LGBT+ em frente ao Museu da Fifa

Gazeta Esportiva

Por AFP

08/11/2022 às 18:43

São Paulo, SP

Membros de várias organizações não governamentais fizeram um jogo simbólico, nesta terça-feira, em frente ao museu da Fifa em Zurique para defender os direitos da comunidade LGBT+ na Copa do Mundo, que começa no dia 20 de novembro, no Catar, onde a homossexualidade é ilegal.

Estas ONGs - All Out, Pink Cross, Organização Suíça de Lésbicas (LOS) e Transgender Network Switzerland (TGNS) - montaram durante meia hora um jogo de futebol que colocou falsos representantes da Fifa e do Catar contra a comunidade LGBT+.

"Com esta ação, incentivamos as seleções de futebol, os jogadores e os patrocinadores a mostrarem seu apoio e compromisso com os direitos das pessoas LGBT+ no Catar", declarou Justin Lessner, diretor de campanha da All Out.

https://twitter.com/AllOut/status/1572270876162244611?s=20&t=JTuv4oUYHIgbFobZVpgiOQ

A pessoa que representava a Fifa usava uma camisa da entidade, enquanto o falso representante do Catar jogou vestido de policial. Os dois estavam acorrentados em seu gol para evitar que a equipe que representava a comunidade LGBT+ marcasse.

Em uma carta revelada no dia 4 de novembro pela Sky News, os dirigentes da Fifa pediram às 32 seleções participantes do Mundial do Catar que "se concentrem no futebol" e deixem de lado as controvérsias em torno do país sede do torneio.

Mas a polêmica está longe de acabar. Um ex-jogador da seleção do Catar e embaixador da Copa do Mundo, Khalid Salman, disse que a homossexualidade é um "dano mental" em entrevista que será exibida na televisão alemã nesta terça-feira.

"Essas declarações são horríveis", lamentou a ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, também responsável pelos Esportes, afirmando que mantém a confiança nas garantias de segurança para os torcedores na Copa do Mundo apresentadas pelo primeiro-ministro do Catar durante recente viagem ao país.

A homossexualidade é ilegal no pequeno emirado do Golfo. Capitães de seleções europeias como Inglaterra, França e Alemanha usarão braçadeiras com as cores do arco-íris e a mensagem "One Love" em uma campanha contra a discriminação.

Conteúdo Patrocinado