Na estreia de Ronaldinho, Fluminense bate o Grêmio em casa cheia

Gazeta Press - Rio de Janeiro,RJ

01-08-2015 20:38:15

Não foi uma atuação de gala, mas a estreia de Ronaldinho Gaúcho deixou a torcida do Fluminense que compareceu ao Maracanã na noite deste sábado muito satisfeita. O camisa 10 mostrou a conhecida habilidade nos lances de bola parada e iniciou a jogada que resultou no gol de Marcos Junior. A vitória por 1 a 0 fez o Tricolor das Laranjeiras subir para a terceira posição, com 30 pontos ganhos, enquanto o Grêmio segue com 27 pontos na sétima posição.

O Fluminense foi mais objetivo que o adversário e soube aproveitar a inferioridade numérica da equipe gaúcha, após a expulsão do volante Walace, no início do segundo tempo. O Grêmio não mostrou poder de reação e criatividade para fazer frente aos cariocas, e acabou perdendo para uma equipe que viveu uma noite mais feliz.

No próximo sábado, o Fluminense enfrenta o Avaí, na Ressacada, às 18h30 (de Brasília). Já o Grêmio tem clássico contra o Internacional, em casa, às 18h30 do domingo.

O jogo - O primeiro momento de perigo foi criado pelo Grêmio, logo aos dois minutos. Douglas bateu falta e Geromel cabeceou com perigo. Centro de todas as atenções, Ronaldinho Gaúcho era o jogador mais avançado do Fluminense. Os dois times congestionavam o meio-campo e travavam uma luta intensa pela posse de bola.

Aos dez minutos, Ronaldinho bateu falta na entrada da área e quase surpreendeu o goleiro Tiago, que conseguiu fazer a defesa. O Tricolor das Laranjeiras sentiu a falta de Fred, especialmente nas bolas aéreas. Ronaldinho Gaúcho se movimentava pouco e aparecia melhor nos lances de bola parada, como aconteceu aos 16 minutos, em chute que quase enganou o goleiro do Grêmio.

Aos 19 minutos, após lance confuso na área gaúcho, Marcos Junior caiu pedindo marcação de pênalti, mas o árbitro nada marcou. Logo depois foi a vez de Henrique aproveitar uma cobrança de escanteio executada por Ronaldinho e levar muito perigo para o gol gremista.
O Fluminense criou a primeira grande chance aos 22 minutos. Jean lançou Gerson, que dividiu com o goleiro Tiago. Na sobra, Marcos Júnior finalizou, mas Marcelo Hermes salvou duas vezes e evitou o gol do Fluminense.

A resposta do time gaúcho veio em chute forte de Douglas que exigiu grande defesa de Diego Cavalieri. O goleiro voltou a brilhar aos 25 minutos, quando, após cobrança de escanteio, o zagueiro Erazo cabeceou e Cavalieri desviou, mas a bola tocou no travessão, assustando a torcida da equipe carioca.

Logo depois, o goleiro do Fluminense saiu jogado errado, mas o ataque gaúcho se atrapalhou e desperdiçou a boa chance. O time da casa ainda perdeu o atacante Osvaldo que sentiu uma lesão. Gustavo Scarpa entrou em seu lugar.A equipe visitante era mais objetiva e quase conseguiu o gol aos 38, em conclusão de Pedro Rocha, mas Diego Cavalieri brilhou outra vez.

Ronaldinho Gaúcho voltou para o segundo tempo, contrariando a previsão inicial de que o camisa 10 atuaria apenas 45 minutos. Logo aos cinco minutos, o volante Walace, que já havia sido advertido com o cartão amarelo, fez falta dura sobre Marcos Junior e acabou excluído da partida. Para recompor o meio campo, o interino James Rodrigues trocou Schuster pelo experiente Edinho.

Para tentar aproveitar a vantagem de um jogador a mais, o técnico Enderson Moreira trocou o lateral esquerdo Breno Lopes pelo atacante Wellington Paulista, que fez a sua estreia com a camisa do Fluminense.

Aos 13 minutos, Gustavo Scarpa cruzou, o goleiro Tiago saiu mal, mas Jean não conseguiu aproveitar a chance e mandou para fora. Quatro minutos depois foi a vez de Marcos Junior desperdiçar a chance para marcar, após receber livre na área.

Magno Alves entrou no lugar de Gerson que recebeu algumas vaias na saída de campo. Com dois atacantes na frente, Ronaldinho Gaúcho recuou um pouco para atuar como armador.
O atacante Fernandinho entrou no lugar de Douglas e, mesmo inferiorizado numericamente, o Grêmio procurava jogar de forma ofensiva para evitar ser sufocado pelo adversário. Aos 26 minutos, o time gaúcho quase marcou após cruzamento de Galhardo, mas Wellington Silva salvou. Logo depois, Ronaldinho Gaúcho foi advertido com seu primeiro cartão amarelo com a camisa do Fluminense, ao entrar de carrinho sobre Pedro Geromel.

Aos 31 minutos, o Fluminense marcou. A jogada começou com Ronaldinho Gaúcho que lançou para Wellington Paulista. O atacante tocou de cabeça para Marcos Junior que driblou o goleiro Tiago e tocou para as redes.

A torcida,entusiasmada, empurrou a equipe carioca para a frente e Magno Alves quase marcou o segundo gol, aos 36 minutos. O Magnata recebeu um ótimo passe de Ronaldinho Gaúcho,e chutou forte, mas Tiago evitou que a bola entrasse.

Nos minutos finais, o Grêmio tentou pressionar em busca do empate, e Pedro Rocha desperdiçou uma chance incrível, aos 44 minutos, mas o Fluminense soube administrar a vantagem e garantir a importante vitória.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 0 GRÊMIO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 1 de agosto de 2015, sábado
Hora: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Carlos Berkenbrock (SC)
Público: 27.842 pagantes (33.288 presentes)
Cartões Amarelos: Henrique, Ronaldinho Gaúcho e Jean (Flu); Walace, Rafael Galhardo (Grêmio)
Cartão Vermelho: Walace (Grêmio)

Gol: Marcos Junior, aos 31 minutos do segundo tempo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Marlon e Breno Lopes (Wellington Paulista); Edson, Jean e Gerson (Magno Alves); Marcos Junior, Osvaldo (Gustavo Scarpa) e Ronaldinho Gaúcho.
Técnico: Enderson Moreira

GRÊMIO: Tiago; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, William Schuster (Edinho) e Douglas (Fernandinho); Luan (Braian Rodriguez) e Pedro Rocha
Técnico: James Freitas (interino)

Deixe seu comentário