Mundial de Clubes deve ter novo formato, de acordo com jornal - Gazeta Esportiva
Mundial de Clubes deve ter novo formato, de acordo com jornal

Mundial de Clubes deve ter novo formato, de acordo com jornal

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/08/2017 às 11:28

São Paulo, SP

Última edição do Mundial de Clubes foi realizada no Japão. O Real Madrid consagrou-se vencedor (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)


O Mundial de Clubes deve ser reformulado pela FIFA, segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo destacou neste sábado. As principais mudanças envolvem o número de participantes da competição e o formato, além da frequência da disputa.

O torneio internacional substituiria a Copa das Confederações, sediada este ano na Rússia e vencida pela Alemanha. Além disso, seria realizado a cada quatro anos, na segunda quinzena de julho, com a primeira edição acontecendo na China, em 2021. Para completar, o Mundial contaria com 24 clubes.

Com relação ao formato, os clubes seriam divididos em oito grupos de três equipes. Apenas o primeiro colocado de cada chave se classificaria para a fase de mata-mata, começando pelas quartas de finais. A divisão das vagas contaria com espaço para 12 times europeus, cinco sul-americanos, dois asiáticos, dois africanos e um norte-americano. A FIFA ainda estaria buscando uma solução para incluir uma equipe da Oceania na competição.

As 12 equipes da Europa seriam definidas pelos quatro últimos vencedores da Liga dos Campeões, os quatro últimos vices da competição e os outros quatro clubes com o melhor coeficiente europeu. O Mundo Deportivo não esclareceu como seria feita a divisão das outras regiões.

O Real Madrid conquistou a última edição da competição internacional, ao vencer o Kashima Antlers, por 4 a 2. O placar foi decidido apenas na prorrogação, com o português Cristiano Ronaldo marcando três vezes na partida.

Conteúdo Patrocinado