Ídolo de Ajax e Barça, Cruyff sofre com câncer de pulmão, diz rádio - Gazeta Esportiva
Ídolo de Ajax e Barça, Cruyff sofre com câncer de pulmão, diz rádio

Ídolo de Ajax e Barça, Cruyff sofre com câncer de pulmão, diz rádio

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/10/2015 às 09:19 • Atualizado: 22/10/2015 às 09:19

São Paulo, SP

Após diagnóstico preocupante, Cruyff segue realizando exames em Barcelona (Foto: Divulgação)
Após diagnóstico preocupante, Cruyff segue realizando exames em Barcelona (Foto: Divulgação)


O holandês Johan Cruyff, ex-jogador de Ajax e Barcelona, padece por conta de um grave problema de saúde. O ex-atleta, que ainda seguiu no esporte como técnico depois que se aposentou, descobriu um câncer de pulmão, na última quarta, e segue realizando exames em Barcelona para aprofundar o diagnóstico. A informação foi dada em primeira mão pela Catalunya Rádio nesta quinta-feira.

Aos 68 anos, Johan Cruyff trabalhou até 2012 como treinador da seleção da Catalunha, país que vive, atualmente, a discussão sobre a legalidade e independência do território com relação à Espanha. O craque holandês teve dois anos de experiência como técnico do Ajax, mas ganhou notoriedade ao comandar o Barcelona durante seis anos, de 1988 a 1996, conquistando a Copa da Liga Europa em 1992.

Como jogador, Cruyff integrou a seleção da ‘laranja mecânica’ na Copa de 1974, quando a Holanda foi vice-campeã; e o atacante, eleito o melhor jogador da competição. Revelado pelo Ajax, Cruyff defendeu o Barcelona por cinco anos, entre 1973 e 1978, quando decidiu se aventurar no futebol dos Estados Unidos, assim como fizeram Pelé e Beckenbauer na mesma época.

Quando atleta, venceu o prêmio da Bola de Ouro – que elege o melhor jogador do ano segundo a Fifa, entidade máxima do futebol – por três oportunidades, em 1971, 1973 e 1974. Em 2004, Johan Cruyff teve seu nome contemplado na lista dos 100 maiores jogadores do último século, em compilação feita pela Fifa.

A doença pulmonar descoberta recentemente, contudo, não é o primeiro problema de saúde que coloca a vida do holandês em risco. Em 1991, já como técnico do Barcelona, Cruyff teve que deixar de lado sua função de treinador para tratar, de forma urgente, de uma doença coronária que quase lhe custou a vida. Depois da operação cardíaca, o ex-atleta parou de fumar e até estrelou uma campanha contra o tabaco na Catalunha.

Relembre o vídeo da campanha de Cruyff contra o consumo de tabaco:

https://www.youtube.com/watch?v=KDLjnkXRZUA

Conteúdo Patrocinado