Ídolo canadense convence brasileiro Oliver Minatel a jogar no Canadá - Gazeta Esportiva
Ídolo canadense convence brasileiro Oliver Minatel a jogar no Canadá

Ídolo canadense convence brasileiro Oliver Minatel a jogar no Canadá

Gazeta Esportiva

Por Thomas Schmiele Namur*

26/04/2019 às 07:00

São Paulo, SP

Oliver Minatel é um atacante brasileiro com pouca experiência no Brasil. Pelo país natal, só jogou na categoria de base do Paulínia e teve uma curta passagem pelo Velo Clube, em 2013. Porém, após sair do time de Rio Claro, Oliver passou a rodar pelo futebol alternativo, com passagens por Canadá, Porto Rico, Estados Unidos e Austrália. Após fracasso do projeto do South Melbourne, Martin Nash, um dos melhores jogadores canadenses da história, convenceu o brasileiro a voltar para o Canadá. O jogador de 26 anos deu entrevista à Gazeta Esportiva e explicou sobre o retorno ao país do hóquei.

Após começar a carreira na categoria de base do Paulínia, no interior de São Paulo, chamou a atenção de um empresário holandês, que o levou para o PSV. Como não tinha 18 anos ainda, não podia assinar um contrato profissional e ficou apenas treinando e jogando amistosos. Quando soube que não ficaria na Holanda, acabou se transferindo para o Nacional, de Portugal. Foi lá que ele iniciou sua carreira no profissional, em 2011.

“A estreia na Liga Europa foi minha estreia no profissional. Fiz o primeiro jogo como profissional contra um time da Islândia, na primeira eliminatória. Foi uma experiência bacana. Foram dois, três anos bons pra mim”, disse.

Oliver teve passagens por Richmond Kickers, Porto Rico FC e South Melbourne (Foto: Divulgação)


Morando sozinho na Europa desde os 17 anos, Oliver decidiu voltar para o Brasil em 2013. O objetivo era ir para um grande clube, mas acabou assinando com o Velo Clube para disputar a A2 do Campeonato Paulista. Já com a ideia de voltar para fora no meio do ano, o atacante conheceu Marc dos Santos, o treinador português que o levaria para o Canadá pela primeira vez.

“Minha volta foi mais porque teve uma mudança do treinador lá em Portugal e ele tinha outras opções, e eu não vinha jogando. Ele mudou algumas coisas e eu não tive paciência. Mas a minha ideia, depois desse período no Brasil, era voltar realmente pra fora. Nisso, surgiu a oportunidade de ir para o Canadá e, depois da primeira reunião que tive com o Marc, que era o treinador português da equipe do Canadá na época, eu já decidi que iria para lá”, declarou.




Em 2013, Oliver saiu do Velo Clube e foi para o Ottawa Fury. Essa foi a primeira experiência do atacante no futebol canadense. O clube disputava a USL, uma liga com times do Canadá e dos Estados Unidos, como se fosse uma divisão inferior da MLS. O brasileiro foi para esse mercado emergente por influência de Marc. Por lá, se destacou por marcar gols e ajudar a equipe a disputar títulos. Porém, quando ele saiu, dois anos depois, Oliver também deixou o clube.

“Ele era muito bom treinador, bom em gerir o grupo, então ele conseguiu montar um time muito interessante lá e, no segundo ano, a gente foi campeão do campeonato, da segunda parte, e acabamos perdendo na final geral para o Cosmos, por 3 a 2, em Nova York. Então, foram dois anos muito especiais que eu vivi em Ottawa. Depois disso, no fim de 2015, o Marc saiu do Ottawa e teve um desmanche completo do time", relatou.

Oliver Minatel está em sua segunda passagem pelo futebol canadense (Foto: Divulgação)


Após passar por Porto Rico FC, Richmond Kickers (Estados Unidos) e por último South Melbourne (Austrália), Oliver foi convencido por ídolo do futebol canadense para retornar para o Canadá. Martin Nash, assistente do Cavalry FC, que já havia trabalhado com ele em Ottawa, convidou o brasileiro para participar do time na temporada de estreia da Canadian Premier League, o Campeonato Canadense.

“Martin Nash é o nosso assistente aqui. Ele foi um dos maiores jogadores de futebol do Canadá até hoje. Quando ele me ligou pela primeira vez, para a gente conversar, para perguntar onde eu estava, qual era minha situação, passou também as ideias do clube, falou um pouco sobre o projeto. Com certeza ele ajudou na minha volta pra cá, então vai ser legal, ser um prazer trabalhar com ele de novo”, admitiu.

Oliver Minatel aceitou o desafio e foi para o Cavalry FC. O primeiro campeonato 100% canadense começa no próximo dia 27. A disputa será entre sete times. A estreia do Cavalry FC está marcada para o dia 4 de maio, contra o York9 FC, em casa.

 

*Especial para Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado