Governo pede para Comitê retirar a candidatura de Budapeste para 2024 - Gazeta Esportiva
Governo pede para Comitê retirar a candidatura de Budapeste para 2024

Governo pede para Comitê retirar a candidatura de Budapeste para 2024

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/02/2017 às 11:26

São Paulo, SP

Os Jogos Olímpicos de 2024 vão tendo cada vez menos sedes disponíveis para sua realização. Depois do Comitê Olímpico Italiano retirar a candidatura de Roma, Budapeste deve ser a próxima a fugir da disputa. O prefeito Istvan Tarlos anunciou nesta quarta-feira que o governo pediu para o Comitê Húngaro a retirada da cidade do páreo pelo evento. Paris e Los Angeles são as únicas que continuam na corrida pela organização das Olimpíadas.

“Budapeste vem pedir formalmente ao conselho municipal que retire a candidatura húngara de acordo com o governo”, declarou o prefeito à agência de notícias estatal, MTI. “O governo, o prefeito e o grupo parlamentário do Fidesz (partido) propõem a retirada da candidatura do Comitê Olímpico Húngaro ao governo municipal”, detalhou um porta-voz do partido.

(FILES) This file photo taken on January 17, 2017 shows in Budapest shows a poster of Hungarian Olympic winner of sabre in Rio de Janeiro 2016 and London 2012, Aron Szilagyi, advertising Budapest's bid to host the 2024 Olympic Games .    Budapest on February 22, 2017 became the latest city to drop out of the race to host the 2024 Olympic Games, after a petition garnered enough signatures to force a referendum on the initiative. / AFP PHOTO / Attila KISBENEDEK
Budapeste provavelmente retirará sua candidatura aos Jogos de 2024 (Foto: Attila KISBENEDEK/AFP)


Em janeiro, um grupo contrário à realização das Olimpíadas no país fez uma campanha chamada Momentum, que recolheu assinaturas obrigando as autoridades a consultarem a população. Vários partidos políticos de oposição ao primeiro ministro Viktor Orban também endossaram a campanha.

Foram mais de 266 mil assinaturas – mais do que o dobro do necessário pela lei do país para ser organizada uma consulta popular - organizadas em apenas um mês pelo movimento contrário aos Jogos. Apesar de um grande apoio da população em um primeiro momento, os custos do evento passaram a preocupar parte do povo húngaro.

“As pessoas deveriam ter sido consultadas dois anos atrás para evitar uma situação assim”, criticou Andras Fekete-Gyor, um dos líderes do movimento. Já o presidente do Comitê Olímpico Húngaro, Zsolt Borkai, se mostrou decepcionado. “Sinto ver que o sonho acabou”, afirmou.

Além de Roma e Budapeste, Hamburgo, na Alemanha, também se retirou da disputa após um referendo popular. Já em 2015, 51,7% da população de Hamburgo votou contra a realização da competição na cidade e obrigou as autoridades a retirarem a candidatura.

Conteúdo Patrocinado