França promete ajuda de um milhão de euros a atletas ucranianos - Gazeta Esportiva
França promete ajuda de um milhão de euros a atletas ucranianos

França promete ajuda de um milhão de euros a atletas ucranianos

Gazeta Esportiva

Por AFP

24/02/2023 às 14:00

São Paulo, SP

Um ano depois da invasão da Rússia à Ucrânia, a ministra dos Esportes da França, Amélie Oudéa-Castéra, anunciou nesta sexta-feira que sua pasta vai "desbloquear uma ajuda específica de 1 milhão de euros (R$ 5,4 milhões na cotação atual)" para os atletas ucranianos, com quem participou de um encontro na cidade francesa de Liévin.

Segundo a ministra, a medida tem como objetivo "permitir que a delegação ucraniana que vai comparecer aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 esteja preparada o melhor possível".

"Vamos identificar a melhor forma de fazer com que esta ajuda seja o mais eficaz possível", acrescentou.



Amélie Oudéa-Castéra também lembrou a posição da França quanto à presença de atletas russos em Paris nos Jogos de 2024: "Para nós, no estado em que as coisas estão, a questão de uma participação de atletas russos, inclusive com bandeira neutra, não é levada em consideração".

A participação eventual de atletas russos sob bandeira neutra "levanta uma série de questões que são muito importantes para nós e que hoje geram ceticismo", que concernem em particular ao financiamento destes atletas, ao processo de seleção e ao respeito dos regulamentos antidoping.

"Temos atualmente mais perguntas do que respostas sobre esses temas", considerou a ministra.

O presidente da França, Emmanuel Macron, vai se pronunciar sobre o assunto no meio do ano, adiantou Oudéa-Castéra.

O Comitê Olímpico Internacional (COI), que em janeiro traçou um plano para reintegrar russos e bielorrussos, anunciou na última terça-feira que iria "levar em consideração" as preocupações de uma coalizão de países, entre eles a França, sobre a presença de representantes desses países nos Jogos de 2024.

Conteúdo Patrocinado