Fifa lista 5 motivos para reconquista de confiança do Brasil em Copas - Gazeta Esportiva
Fifa lista 5 motivos para reconquista de confiança do Brasil em Copas

Fifa lista 5 motivos para reconquista de confiança do Brasil em Copas

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/06/2018 às 11:08 • Atualizado: 14/06/2018 às 11:15

São Paulo, SP

Fifa elenca cinco motivos pelos quais o Brasil reconquistou a confiança e todos eles passam por Tite (Foto: Jewel Samad/AFP)


O Brasil é um dos favoritos ao título da Copa do Mundo da Rússia de 2018, mas para isso acontecer, foi um longo caminho. Apesar dos cinco títulos mundiais conquistados até agora, a atuação na última edição do torneio, em pleno solo brasileiro, e a má colocação da equipe nas Eliminatórias até a chegada de Tite não davam a segurança e a confiança necessárias para o torcedor verde e amarelo.

Quem disse isso resumidamente foi a Fifa em seu site oficial na última quarta-feira, um dia antes da estreia da Copa do Mundo. A publicação listou as razões pelas quais o Brasil voltou a conquistar bons resultados após a saída de Dunga, que deixou a equipe em sexto colocado nas Eliminatórias para o Mundial, fora da zona da classificação.

Com Tite, a história mudou: depois da anfitriã Rússia, o Brasil foi o primeiro a conquistar uma vaga para a edição de 2018 e, por meio do técnico, a Fifa indicou os cinco principais motivos para a retomada de confiança da Seleção. Confira abaixo:

1 - Relação honesta: o diálogo sempre esteve presente na Era Tite, assim como o senso de justiça - ninguém está acima de ninguém e todos estão sujeitos a críticas.

No início de junho, em jogo amistoso contra a Áustria (Foto: Joe Klamar/AFP)


 

2 - Porta aberta: desde que assumiu, Tite e sua equipe fizeram viagens pelo Brasil e mundo afora para observar e conversar com jogadores. Além disso, por conta do diálogo proposto desde o início, o comandante deu espaço para que cada jogador dissesse em qual posição se destaca mais.

Tite e seu estafe fizeram viagens mundo afora para observar jogadores. Em abril, foi a vez de ver a partida entre São Paulo e Atlético-PR, no Morumbi (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


 

3 - Unidade: falar é uma coisa, fazer é outra, mas Tite transformou a Seleção e restaurou cada posição, sem contar dos jogadores habilidosos que fazem parte do plantel brasileiro - mas a unidade é quem faz a força. Com ou sem Neymar, a equipe é ofensiva e defensiva em igual intensidade.

Apesar dos talentos individuais, a Fifa indica a unidade como uma das características da "nova" Seleção Brasileira (Foto: Nelson Almeida/AFP)


 

4 - Decisões corretas: Tite fez escolhas certas ao chamar Gabriel Jesus em sua estreia como técnico, na partida das Eliminatórias, contra o Equador; ao pedir a volta de Casemiro e chamar novamente Thiago Silva e Marcelo.

Tite fez uma série de apostas em suas convocações, entre elas o jovem Gabriel Jesus (Foto: AFP)


 

5 - Base sólida: ao anunciar os 23 convocados para a competição, Tite se mostrou coerente com as decisões tomadas quando foi anunciado técnico do Brasil - dos 23, 15 estavam com ele desde o começo do seu trabalho.

A maior entidade do futebol acredita que Tite foi muito coerente em suas ações até agora (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Conteúdo Patrocinado