Fifa investirá no ensino de estratégias de jogo e tática aos árbitros - Gazeta Esportiva
Fifa investirá no ensino de estratégias de jogo e tática aos árbitros

Fifa investirá no ensino de estratégias de jogo e tática aos árbitros

Gazeta Esportiva

Por Redação

04/05/2016 às 11:40

São Paulo, SP

Preparação da arbitragem para os mundiais de 2018 e 2019 promete ser inovadora (Foto:Reprodução/Twitter)
Preparação da arbitragem para os mundiais de 2018 e 2019 promete ser inovadora (Foto:Reprodução/Twitter)


Preocupada em preparar bem as comissões de arbitragem para os próximos mundiais, tanto no futebol feminino quanto no masculino, a Fifa deverá investir na capacitação dos árbitros quanto aos aspectos táticos e estratégicos do jogo. Em comunicado expedido nesta quarta, a entidade máxima do futebol afirma que já tem um planejamento em curso.

Desde a semana de seminários dirigidos aos árbitros, realizada em Miami, no fim de abril, a Fifa vem pesquisando e consultando estudiosos para saber a melhor forma de implementar o programa. Jean-Paul Brigger, encarregado do departamento de desenvolvimento técnico, mergulhou em projetos para descobrir o mote da iniciativa.

O objetivo principal é entender melhor o jogo, prevenir jogadas e, com isso, melhorar a colocação e a tomada de decisão por parte dos árbitros.

"Se você sabe que uma equipe pressiona os defensores contrários quando eles têm a posse da bola, isso já tem uma repercussão direta na sua colocação como árbitro. Com uma maior possibilidade de tomar uma decisão, o árbitro teria que permanecer mais perto da jogada", comentou.

A nota da Fifa esbanja otimismo com relação a uma melhora no nível da arbitragem a partir da implantação do programa. No entanto, o chefe do departamento de arbitragem, Massimo Bussaca, sabe que os erros sempre estarão presentes, em se tratando de seres humanos com diferentes percepções.

"Os erros sempre vão estar aí, mas o que importa é lutarmos para melhorarmos o nível. Um árbitro que, em dez ocasiões importantes, comete um erro, pode ser um árbitro dos melhores. Agora, aquele que comete dois ou três erros não é chamado como tal", falou.

Conteúdo Patrocinado