Expo Internacional da Consciência Negra tem Robson Caetano e documentário sobre Barbosa, goleiro da Copa de 1950 - Gazeta Esportiva
Expo Internacional da Consciência Negra tem Robson Caetano e documentário sobre Barbosa, goleiro da Copa de 1950

Expo Internacional da Consciência Negra tem Robson Caetano e documentário sobre Barbosa, goleiro da Copa de 1950

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/11/2022 às 18:13

São Paulo, SP

Na véspera da abertura da Copa do Mundo, a II Expo Internacional da Consciência Negra trouxe um debate sobre o racismo nos esportes. O ex-velocista Robson Caetano e o ex-goleiro Aranha participaram neste sábado do painel "Racismo no esporte: Futebol e afins". A palestra teve mediação de Lica Oliveira, ex-jogadora olímpica de vôlei e atriz.

Além disso, neste domingo, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra e o início do Mundial no Catar, a Expo vai transmitir a abertura dos jogos em telões e apresentará o documentário "Tempo de Reação", que conta a história de Moacyr Barbosa Nascimento.

Foto: Divulgação


Mais conhecido como Barbosa, ele foi goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil. O documentário propõe uma reflexão sobre o racismo no País a partir da história do craque, que chegou a ser considerado o culpado pela derrota na final para o Uruguai, no chamado "Maracanazzo".

Em sete minutos, o documentário traz depoimentos das seguintes personalidades: Mário Lúcio Duarte Costa (Aranha), Marcelo Barreto, Breiller Pires, Jefferson de Oliveira Galvão, Lucas Alexandre Galdino de Azevedo, Luciana Maria Dionizio, Miriam Soares e Thales Ramos.

SERVIÇO

Data: 18 a 20 de novembro

Local: Expo Center Norte - rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo (SP)

Entrada gratuita mediante inscrição

Conteúdo Patrocinado