*Por AFP
O suíço Franjo von Allmen conquistou a primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina ao dominar a prova masculina de downhill neste sábado, poucas horas depois da abertura oficial dos Jogos.
Após uma cerimônia deslumbrante em Milão e em locais espalhados pelos Alpes italianos na sexta-feira, todas as atenções se voltaram para a prova mais nobre do esqui alpino, disputada em Bormio.
Sob sol forte, o atual campeão mundial Von Allmen atingiu velocidades de até 145 km/h (90 mph) para registrar o tempo vencedor de 1min51s61 na temida pista Stelvio. Seu companheiro de equipe suíço e favorito antes da prova, Marco Odermatt, conseguiu apenas a quarta colocação.
Von Allmen, de 24 anos, tirou o ouro do país anfitrião ao terminar à frente da dupla italiana formada por Giovanni Franzoni, que ficou 0,20s atrás e levou a medalha de prata, e Dominik Paris, que conquistou o bronze ao terminar meio segundo depois.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
A cerimônia de abertura, realizada na sexta-feira, culminou com o acendimento de duas piras olímpicas: uma no Arco da Paz, em Milão, e outra em Cortina d’Ampezzo, o sofisticado resort a 400 quilômetros de Milão que sedia as provas femininas de esqui alpino.
Alberto Tomba e Deborah Compagnoni, dois campeões olímpicos italianos do passado, acenderam uma pira elaborada no Arco da Paz, em Milão.
Em Cortina, a responsabilidade ficou com Sofia Goggia, que voltou a competir no sábado, mas teve dificuldades em um treino do downhill feminino antes de completar a descida.
Lindsey Vonn segue sonhando
O sonho de Lindsey Vonn de conquistar mais uma medalha olímpica segue vivo depois que a estrela americana do esqui voltou a desafiar uma ruptura do ligamento cruzado anterior e completou seu segundo treino no downhill.
Vonn, de 41 anos, buscará uma improvável medalha de ouro na final de domingo.
“Fair play”
O Comitê Olímpico Internacional (COI) disse esperar “fair play” após o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, ter sido vaiado na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.
As vaias ocorreram quando Vance e sua esposa, Usha, apareceram no telão do estádio San Siro, aplaudindo e acenando bandeiras enquanto os atletas americanos desfilavam na cerimônia. A equipe dos EUA, por sua vez, foi calorosamente aplaudida.
O diretor de comunicação do COI, Mark Adams, afirmou:
“Eu estava no estádio ontem à noite e, no geral, somos uma organização esportiva. Ver a equipe dos Estados Unidos sendo aplaudida pelo público foi justo, foi fantástico.”
“De modo geral, eu diria que em eventos esportivos gostamos de ver fair play.”
Esqui feminino
Em Livigno, a estrela chinesa do freeski Eileen Gu passou por um susto, mas avançou à final do slopestyle feminino, que acontece na segunda-feira, enquanto a atual campeã olímpica Mathilde Gremaud liderou a lista das classificadas.
Bicampeã olímpica, Gu perdeu o equilíbrio no primeiro corrimão de sua descida inicial.
Isso a colocou sob forte pressão, já que apenas as 12 melhores competidoras avançam à final com base no melhor resultado entre as duas tentativas.
Mas Gu se recuperou na segunda descida, marcando 75,30 pontos e subindo para a segunda posição do ranking.
Não houve problemas para a suíça Gremaud, que assumiu a liderança após uma primeira descida limpa, com nota de 76,68.
Patinação Artística
A estrela americana Ilia Malinin entra no gelo para dar sequência à tentativa dos Estados Unidos de manter o título da prova por equipes da patinação artística, ao se apresentar no programa curto individual masculino.
Os americanos lideram após o primeiro dia de competições graças a uma forte atuação dos campeões mundiais da dança no gelo, Madison Chock e Evan Bates, que disputam a dança livre neste sábado.
Japão pressiona
O Japão aparece em segundo lugar e pressiona forte depois que Kaori Sakamoto venceu o programa curto individual feminino.
A competição por equipes termina no domingo, após as finais da patinação livre.
Outros destaques dos Jogos Olímpicos de Inverno
Em outros destaques do primeiro dia completo de disputas, o chinês Su Yiming defende seu título olímpico do big air na primeira final de snowboard dos Jogos de Milão-Cortina, mas terá de enfrentar uma forte concorrência japonesa.