D'Alessandro recebe honraria máxima do Rio Grande do Sul - Gazeta Esportiva
D'Alessandro recebe honraria máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

D'Alessandro recebe honraria máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Gazeta Esportiva

Por Redação

14/06/2022 às 15:45

São Paulo, SP

Na manhã desta terça-feira, o ex-jogador e ídolo do Internacional Andrés D'Alessandro recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a maior distinção do Parlamento do Rio Grande do Sul. A honraria foi proposta pelo deputado estadual Juvir Costella (MDB) e é concebida a personalidades com relevantes serviços prestados ao desenvolvimento econômico, social e cultural gaúchos.


O ex-meia do Inter se aposentou em abril deste ano, na vitória contra o Fortaleza pelo Brasileirão. Fora dos campos, D'Alessandro tornou-se ativo na área social ao desenvolver como embaixador do Lance de Craque, jogo beneficente que ocorria anualmente em Porto Alegre. O craque também é embaixador do Instituto do Câncer Infantil para toda América Latina, projeto que auxilia crianças e adolescentes com câncer de 0 a 19 anos.

“Receber a medalha é motivo de honra e orgulho. Meu dever é agradecer. Sempre digo que tento devolver um pouco do que o Rio Grande e Porto Alegre me deram ao longo destes anos todos. Me sinto feliz pelo reconhecimento ao trabalho no futebol, mas sobretudo ao que buscamos construir fora de campo”, declarou o ex-jogador.

Despedida D'Alessandro Internacional Fortaleza
Despedida do D'Alessandro no jogo do Inter x Fortaleza pelo Brasileirão, no dia 17 de abril de 2022 (Foto: Flickr/ Sport Club Internacional)


D'Alessandro é o segundo futebolista com mais apresentações na história do clube, com 529 partidas. Marcou também 97 gols e fez 113 assistências, conquistando 13 títulos. Em 2010, campeão e protagonista no título da Copa Libertadores, foi eleito o melhor jogador de futebol em atividade na América do Sul. Em 2015, o argentino, hoje com cidadania brasileira, recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre. Na época, D'Alessandro estava há sete anos no Inter.

Em 22 anos de atividade no futebol, D’Ale atuou ainda por outros sete clubes em sua trajetória pelos gramados: River Plate, da Argentina, Wolfsburg, da Alemanha, Portsmouth, da Inglaterra, Real Zaragoza, da Espanha, San Lorenzo, da Argentina, e o Nacional, do Uruguai. Além de ter defendido a seleção argentina, pela qual venceu o Mundial Sub-20, os Jogos Olímpicos 2004 e chegou ao vice-campeonato da Copa América 2004. Somou mais de 800 jogos como atleta profissional.

Conteúdo Patrocinado