COI exclui Rússia dos Jogos de Inverno por conta de escândalo de doping - Gazeta Esportiva
COI exclui Rússia dos Jogos de Inverno por conta de escândalo de doping

COI exclui Rússia dos Jogos de Inverno por conta de escândalo de doping

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/12/2017 às 16:44 • Atualizado: 05/12/2017 às 17:01

São Paulo, SP

COI se reuniu nesta terça-feira (Foto: Reprodução/Twitter)


O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta terça-feira, em reunião realizada em Lausanne, na Suíça, que a Rússia não poderá disputar os Jogos Olímpicos de Inverno, marcado para o dia 9 de fevereiro. A decisão, no entanto, não atinge os atletas comprovadamente fora do escândalo de doping, que poderão competir pela bandeira olímpica.

"Esse é um ataque sem precedentes a integridade dos Jogos Olímpicos e do esporte. O COI, após acompanhar todos os processos, decidiu por sanções proporcionais ao sistemático processo de manipulação para proteger os atletas limpos. Isso pode significar um marco e serve para unir forças para um sistema mais efetivo de controle antidoping liderado pela Wada. Como atleta, me sinto triste pelos atletas limpos de todos os comitês olímpicos que sofreram com essa manipulação. Trabalhando com a Comissão de Atletas do COI, nós vamos continuar procurando oportunidades para fazer com que esses atletas tenham de volta os momentos que perderam na linha de chegada e no pódio", disse Thomas Bach, presidente do COI.



O caso teve início em 2015 quando um relatório independente encomendado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) encontrou evidências de doping na Rússia. O documento revelou que os russos se beneficiaram do programa de doping em mais de 30 esportes e em diversas competições.Ao todo, já são 11 medalhas russas cassadas, quatro delas de ouro, que fizeram o país perder a primeira posição no quadro de medalhas e cair, após as trocas de resultados, cair para o quarto lugar.

Nos Jogos Olímpicos de 2016, a Rússia não foi banida e o COI deixou a critério das Federações Internacionais a participação, ou não, do país. Um exemplo disso foi a Federação de Atletismo (IAAF) que proibiu os atletas russos de participarem do evento sob a bandeira do país. Ao todo, 112 atletas que estavam classificados para os Jogos não foram ao evento.

O COI divulgou um comunicado oficial explicando a decisão e as consequências para a Rússia. Além da proibição na participação nos Jogos de Inverno, a entidade optou por excluir o então Ministro do Esporte Vitaly Mutko e seu vice, Yuri Nagornykh de qualquer participação em futuras Olimpíadas. Dmitry Chernyshenko, russo que faz parte da organização dos Jogos de Inverno de 2022, em Pequim, foi retirado do seu cargo atual.

O COI também suspendeu o presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov de sua posição como membro honorário da entidade. Os russos ainda terão que pagar todos os custos das investigações e serão obrigados a contribuir com 15 milhões de dólares (cerca de 52 milhões de reais) para o fundo independente de testes antidoping.

Por fim, a entidade ainda cita que a suspensão pode ser parcialmente retirada para a cerimônia de encerramento dos Jogos de PyeongChang caso os russos cumpram com todas as exigências.

Atletas russos

Os atletas russos serão convidados para os Jogos de PyeongChang e terão que usar uniformes neutros apenas com os seus nomes. Uma banca formada irá analisar caso a caso e fazer os convites. Valerie Fourneyron, presidente do fundo independente de testes antidoping e um membro escolhido pela Wada, outro pela DFSU e um pelo COI, representado por Richard Budgett, formarão a banca.

O atleta precisará estar comprovadamente limpo de doping e ter seguido todos os protocolos de testes solicitado pela força-tarefa. Eles serão chamados de "Atletas Olímpicos da Rúsia", e o hino olímpico será tocado caso ganhem o ouro na Coreia do Sul.

 

Conteúdo Patrocinado