Campeão olímpico vence o Finals do tênis de mesa pela quinta vez - Gazeta Esportiva
Campeão olímpico vence o Finals do tênis de mesa pela quinta vez

Campeão olímpico vence o Finals do tênis de mesa pela quinta vez

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/12/2016 às 13:27

São Paulo, SP

Na última competição do ano, o tênis de mesa viu uma partida digna de final em um ano marcante. Na decisão das finais do Circuito Mundial, campeonato com os melhores da temporada, o campeão olímpico nos Jogos do Rio, Ma Long, reeditou a final contra Fan Zhendong e novamente venceu o jovem prodígio chinês, desta vez por 4 sets a 2, para encerrar a temporada no topo.

Número um do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa, Long foi dominante na mesa durante os três primeiros sets e abriu 3 a 0 em Zhendong com parciais de 11/5, 11/4 e 11/9.

Fan, de apenas 19 anos, se recuperou na partida e conseguiu vencer o quarto set por 11/7. Na quinta parcial, o número um do mundo teve três match-points em mãos, todos salvos por seu adversário que, atacando muito bem de backhand, conseguiu virar o placar em 14/12.

China's Ma Long (L) celebrates after winning a point against China's Fan Zhendong during their men's singles final match as part of the Qatar 2016 ITTF World Tour Grand Finals in Doha on December 11, 2016. / AFP PHOTO / KARIM JAAFAR
Long jogou sua raquete para o alto após o ponto do campeonato (Foto: KARIM JAAFAR/AFP)


O sexto game começou melhor para o desafiante, que chegou a abrir três pontos de vantagem. Em uma recuperação fantástica, Long virou o placar e se viu novamente com dois match points. Zhendong conseguiu salvar o primeiro em novo ataque de seu poderoso backhand. Na sequência, contudo, explorando o mesmo golpe, o jovem viu a bola resvalar na rede e cair fora da mesa.

Defendendo seu título de 2015, Ma Long comemorou muito o título, inclusive arremessando sua raquete para o alto. Com a vitória em Doha, Long se isolou ainda mais como o maior vencedor do Finals, com cinco triunfos (2008, 2009, 2011, 2015 e 2016). O mais próximo de sua marca ainda em atividade é Xu Xin, bicampeão do torneio em 2012 e 2013.

Na disputa feminina, a mesatenista número quatro do ranking, Zhu Yuling, venceu a alemã Han Ying (8º) e ficou com o título do Finals. Yuling é a mais nova das quatro maiores atletas chinesas na lista da ITTF.

O torneio ainda viu os sul-coreanos Jung Young-Sik e Lee Sang-Su vencerem a competição de duplas masculinas e as japonesas Yui Hamamoto e Hina Hayata garantirem o título nas duplas femininas.

Conteúdo Patrocinado