Barcelona define votação de financiamento do projeto Espai Barça - Gazeta Esportiva
Barcelona define votação de financiamento do projeto Espai Barça

Barcelona define votação de financiamento do projeto Espai Barça

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/11/2021 às 10:00

São Paulo, SP

O Barcelona decidiu a data em que será realizado o referendo para a votação do financiamento do restante do projeto Espai Barça. Tido como um passo revolucionário e peça chave na reestruturação do clube, os sócios votarão no dia 19 de dezembro e, pela primeira vez, poderão participar de qualquer parte do mundo, via internet.



A diretoria "Culé" definiu que a votação será feita eletronicamente para que haja maior participação dos sócios, contemplando os 110,000 membros que poderão definir o futuro do clube. A decisão dos sócios, porém, não é imediata, mas sim um voto de concordância com os membros da Assembléia de Membros Associados que, no dia 23 de outubro, apoiarem a diretoria para iniciar uma negociação para o financiamento do Espai Barça, desde que este não ultrapasse o valor de 1,5 bilhões de euros.

Os sócios precisarão responder a seguinte pergunta: "Você ratifica a decisão da Assembléia de Membros Associados de autorizar a diretoria a tomar as devidas medidas para ganhar financiamento para o projeto Espai Barça por um valor que não exceda 1,5 bilhões de euros?".

O clube encara o projeto como definitivo para o futuro, pois promoverá uma renovação completa das instalações do Barcelona. O projeto inclui a renovação das instalações do clube no bairro de Les Corts, que incluem o estádio Camp Nou e a arena de basquete e outros eventos esportivos, a Palau Blaugrana. Além disso, entre o estádio e a arena, o clube planeja a criação de um campus esportivo, com novas atividades recreativas e de entretenimento para os torcedores, além de uma área verde e espaços para crianças.

Além disso, o projeto inclui o estádio das categorias de base, o Estadi Johan Cruyff, localizado na "Ciutat Esportiva Joan Gamper", centro de treinamentos do Barça. O estádio é a única parte do Espai Barça que já foi concluído e teve inauguração em 2019. O restante ainda depende da negociação do clube, que será autorizada ou negada no referendo.

O empecilho para a votação, porém, é a atual situação financeira do clube. Passando por um período de crise, com uma dívida que chegou a 1,35 bilhões de euros, segundo o CEO, os sócios podem barrar o financiamento, pensando na utilização de verbas para melhorar o elenco ou pagar as dívidas pendentes ao invés de fazer novos investimentos. O Espai Barça, porém, pode trazer retorno financeiro ao time.




Em temporada complicada, com a perda de grandes craques como Messi e Griezmann, o Barcelona ocupa atualmente a sétima colocação do Campeonato Espanhol. Os "Culés" voltam a campo neste sábado, às 17h(de Brasília), para enfrentar o Villarreal fora de casa, no estádio Madrigal.

Conteúdo Patrocinado