Bandeira norte-coreana é exposta na Coreia do Sul devido aos Jogos de Inverno - Gazeta Esportiva
Bandeira norte-coreana é exposta na Coreia do Sul devido aos Jogos de Inverno

Bandeira norte-coreana é exposta na Coreia do Sul devido aos Jogos de Inverno

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/02/2018 às 11:40

São Paulo, SP

Bandeira norte-coreana é hasteada na Coreia do Sul após uma isenção para os Jogos Olímpicos (Foto: YONHAP / AFP)


As sempre tensas relações entre as Coreias do Norte e do Sul parecem estar, aos poucos, sendo amenizadas graças aos esporte. Após anunciarem que desfilarão juntas e terão um time em conjunto nos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecem em PyeongChang, na Coreia do Sul a partir da semana que vem, nesta quinta-feira a bandeira do pais do norte foi hasteada na parte sulista do país.

O fato chama a atenção já que qualquer tipo de elogio, bem como o ato de expor a bandeira, do país vizinho é considerado crime na Coréia do Sul, com pena prevista para sete anos. Vale lembrar que os países seguem, teoricamente, em guerra, já que não houve um tratado de paz entre as nações, apenas um armistício desde 1953.

No entanto, devido a uma exigência feita pelo COI, em que prevê que todos os países que disputassem o evento estivessem representados, a justiça local providenciou uma isenção para as sedes olímpicas.

Delegação norte-coreana desembarca na Coreia do Sul (Foto: JEON HEON-KYUN/ AFP PHOTO)


Ainda nesta quinta, parte da delegação norte-coreana chegou ao local do evento num raro voo de uma Coreia para a outra. Na semana passada, as atletas da Coreia do Norte de hóquei feminino á haviam chegado para que pudessem treinar com as atletas sul-coreanas, que serão suas companheiras durante a competição.

A partir da próxima segunda-feira, as delegações dos outros países do planeta irão aterrissar em solo sul-coreano e serão recepcionados pela Guarda Militar de Honra do país. A única exceção a essa receptividade será a Coreia do Norte, que contou com o auxilio de civis voluntários.

Apesar de não existir uma justificativa oficial para esta diferenciação, a mídia local informa que o governo não deseja que soldados sul-coreanos saúdem os símbolos inimigos.

Conteúdo Patrocinado