Vasco estreia na fase de grupos com derrota para Universidad de Chile - Gazeta Esportiva
Vasco estreia na fase de grupos com derrota para Universidad de Chile

Vasco estreia na fase de grupos com derrota para Universidad de Chile

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

13/03/2018 às 23:35 • Atualizado: 14/03/2018 às 00:12

Rio de Janeiro, RJ

O Vasco foi vaiado por seus torcedores nos minutos finais da partida (foto: Paulo Fernandes/Vasco)


O Vasco não foi feliz na estreia da fase de grupos na Copa Libertadores da América. Em partida disputada na noite desta terça-feira, em São Januário, a equipe cruz-maltina foi derrotada pela Universidad do Chile por 1 a 0, gol marcado por Araos, no segundo tempo.

O resultado fez o Vasco cair para a terceira colocação do grupo 5, ainda sem pontos ganhos. O time chileno assumiu a segunda posição, com 3 pontos. O líder da chave é o Racing, da Argentina, também com 3 pontos, e o Cruzeiro, derrotado no primeiro jogo, ocupa a lanterna.

O resultado fez justiça ao time chileno, que atuou com inteligência e soube se aproveitar dos desacertos da equipe brasileira. Experiente, a Universidad controlou a partida, enquanto o Vasco mostrou nervosismo e atuações individuais muito irregulares. No final do jogo, a torcida, frustrada com o resultado, vaiou a equipe.

Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o Cruzeiro no Mineirão, enquanto a Universidade do Chile receberá o Racing em Santiago.

O jogo - Diante de um público numeroso e vibrante, o Vasco começou a partida buscando sempre o ataque, mas a Universidad de Chile não parecia disposta a ficar na defesa, esperando a pressão da equipe carioca.

Aos seis minutos, o árbitro marcou falta de Pikachu sobre Pinilla no bico direito da grande área. Sotello bateu forte, e a bola se chocou com a barreira. Logo depois, Rafael Vaz arriscou e forçou Martín Silva a uma defesa difícil.

O Vasco respondeu com uma arrancada de Rildo pela esquerda. Lançado, Evander concluiu mal quando Riascos esperava o passe na área.

A partida ficou ríspida, com jogadores dos dois times exagerando nas divididas e exigindo muita atenção da arbitragem.

Aos 20 minutos, Soteldo tocou de calcanhar para Rafael Vaz, que cruzou para a entrada de Pinilla, mas o chileno cabeceou com defeito e a bola acabou nas mãos de Martín Silva. Logo depois, após troca de passes na entrada da área carioca, a bola sobrou para Matias Rodriguez, que mandou de longe e facilitou a defesa do goleiro cruz-maltino.

O jogo era tecnicamente fraco. O Vasco tentava apressar o ritmo, mas errava demais ao tentar chegar à área chilena, Só aos 30 minutos o time da casa ameaçou, em cabeçada de Riascos, bem defendida por Johnny Herrera.

Aos 34 minutos, o Vasco criou a primeira grande chance para marcar. O goleiro Johnny Herrera falhou ao tentar rebater a bola, que ficou com Riascos na direita. O atacante colombiano cruzou, e a bola bateu no travessão. Logo depois, Henrique investiu pela esquerda e levantou para defesa firme de Herrera. Até o final do primeiro tempo, o Vasco ameaçou, mas não criou condições para concluir.

O Vasco voltou para o segundo tempo com Paulinho na vaga de Wagner, que teve uma atuação muito irregular na etapa inicial. Paulinho passou a atuar pela direita. Logo aos dois minutos, o jovem atacante arrancou por lá e chutou cruzado, para boa defesa de Johnny Herrera. O time visitante respondeu com um chute cruzado que assustou Martín Silva.

Armada com três zagueiros, a Universidad de Chile se defendia com inteligência e proporcionava poucos espaços ao Vasco. Aos nove minutos, Araos investiu pelo meio e bateu forte, mas a bola saiu.

O time dirigido por Zé Ricardo não conseguia tocar a bola no ataque. O meia Evander, muito mal, não acionava os atacantes, e Riascos parecia mais preocupado em cometer faltas do que em pressionar a defesa adversária.

Aos 20 minutos, Martín Silva salvou o Vasco ao defender um chute rasteiro de Araos, que se livrou bem da marcação.
Em uma tentativa de dar mais força ofensiva à equipe, o técnico Zé Ricardo trocou o volante Desábato pelo atacante Andrés Rios.

Aos 28 minutos, o Vasco criou a sua melhor chance da partida. Paulinho arrancou pelo meio e lançou Pikachu pela direita. O lateral cruzou, e Rildo cabeceou para grande defesa de Johnny Herrera, que rebateu para o meio da área, mas Riascos não apanhou o rebote.

Aos 31 minutos, La U marcou o primeiro gol. Araos recebeu passe na área, após cobrança de lateral, livrou-se da marcação de Paulão e tocou por baixo de Martín Silva.

Aos 35, Caroca entrou com o pé alto sobre Andrés Rios na entrada da grande área. Na cobrança, a zaga desviou para escanteio. Aos 37, foi a vez de Evander se livrar do marcador e chutar com perigo.

Sem outra alternativa, o Vasco se lançou de forma desesperada para buscar o gol do empate. Aos 43 minutos, após cruzamento na pequena área, Riascos chegou atrasado e desperdiçou outra oportunidade, não calando as vaias que ecoavam das arquibancadas de São Januário.

FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 1 UNIVERSIDAD DE CHILE

Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de março de 2018, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Daniel Fedorczuk (Uruguai)
Assistentes: Carlos Pastorino (Uruguai) e Gabriel Popovits (Uruguai)
Público: 17.594 pagantes
Cartões amarelos: Riascos e Paulão (Vasco); Caroca (Universidad de Chile)
Gol: UNIVERSIDAD DE CHILE: Araos, aos 28 minutos do segundo tempo

VASCO: Martín Silva; Yago Pikachu, Paulão, Erazo e Henrique; Leandro Desábato (Andrés Rios), Wellington, Wagner (Paulinho) e Evander; Rildo (Paulo Vítor) e Riascos
Técnico: Zé Ricardo

UNIVERSIDAD DE CHILE: Johnny Herrera; Vilches, Echeverría e Rafael Vaz ; Matías Rodríguez, Pizarro, Seymour (Schultz), Araos (Caroca) e Beausejour; Soteldo (Isaac Diaz) e Pinilla
Técnico: Guillermo Hoyos

Conteúdo Patrocinado