Vasco em 2022: Sofrimento e alívio na volta à Série A - Gazeta Esportiva
Vasco em 2022: Sofrimento e alívio na volta à Série A

Vasco em 2022: Sofrimento e alívio na volta à Série A

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

01/01/2023 às 08:00

Rio de Janeiro, RJ

O Vasco teve um ano em que sofreu dentro de campo e viu sua torcida dar show fora dele. O acesso para a Série A coroou o apoio dos torcedores, que lotaram os jogos em São Januário e Maracanã em quase toda a "Segundona".

Decepção do Estadual e Copa do Brasil


A diretoria do Vasco reformulou o elenco após o fracasso na temporada passada, na disputa da Série B. A opção por jogadores que já tinham mais conhecimento da competição foi vista com desconfiança pela torcida.

A campanha no Campeonato Carioca não mudou o pensamento dos cruzmaltinos. Mesmo com a classificação para a semifinal, a eliminação para o Flamengo, sem ter vencido nenhum clássico, frustrou os torcedores.

Para piorar, o Vasco acabou eliminado ainda na Segunda Fase da Copa do Brasil. Os cariocas perderam nos pênaltis para o Juazeirense-BA.


Torcida da show na Série B


A torcida do Vasco comprou a ideia de ajudar a equipe na busca pelo acesso. Os vascaínos lotaram praticamente todos os jogos ao longo da competição.

A equipe comandada por Zé Ricardo não mostrava um bom futebol. Só que os cruzmaltinos conquistavam os resultados para ficar na briga pelo G-4.

A entrada no grupo de acesso veio na vitória contra o Bahia, em São Januário. O gol de Figueiredo explodiu a torcida, que comemorou o resultado como um título.

A partir dai, o Vasco cresceu de produção e chegou a brigar pela liderança. A vitória sobre o Cruzeiro, no Maracanã, deixou os cruzmaltinos perto dos mineiros na classificação.




Só que antes desta partida, o clube foi pego de surpresa pelo pedido de demissão de Zé Ricardo. O treinador aceitou proposta do Japão.

A diretoria escolheu Maurício Souza como seu substituto. No entanto, o treinador não foi bem no comando da equipe. O Vasco perdeu rendimento e viu toda a diferença para os times de fora do G-4 diminuir.

Maurício Souza foi demitido e Jorginho foi contratado. Mesmo assim, o novo técnico não conseguiu fazer a equipe ser regular na Série B. O Vasco seguia no G-4, principalmente contando com as vitórias em São Januário, com o apoio da torcida.

A reta final foi dramática. Uma vitória sobre o Criciúma fez o Vasco precisar apenas vencer o Sampaio Corrêa, em São Januário, para sacramentar o acesso. No entanto, a primeira derrota em casa na temporada levou a decisão para um confronto direto contra o Ituano, em Itu, na última rodada.

A situação do Vasco parecia ser boa, pois logo com dois minutos, os cariocas marcaram com Nenê, de pênalti. No lance, o Ituano ficou com um jogador a menos. Mesmo assim, os donos da casa pressionaram durante os 90 minutos, mas pararam nas defesas do contestado goleiro Thiago Rodrigues, que se tornou um dos heróis do acesso.


Esperança para 2023


Além do acesso e do aparecimento de vários garotos da base, a assinatura de contrato com a 777 Partners para a SAF encheu a torcida de esperança para 2023. Até o momento, a diretoria vem contratando, mas nenhum jogador que chega para ser um ídolo da torcida.

Para piorar, os cruzmaltinos estão em vias de confirmar a saída da joia Andrey Santos para o Chelsea-ING. O jogador de 18 anos foi o maior destaque do Vasco na temporada.

A expectativa é a de que a diretoria ainda traga muitos nomes antes do começo da temporada. A torcida espera não sofrer em 2023, principalmente no Campeonato Brasileiro.


Números em 2022:


Jogos: 53
Vitórias: 25
Empates: 13
Derrotas: 15
Artilheiro: Raniel - 16 gols

 

Conteúdo Patrocinado