Com o empate por 2 a 2 com Cabo Verde no último domingo, a seleção uruguaia segue sem quebrar um tabu expressivo em Copas do Mundo. Sem a presença do atacante Luis Suárez entre os titulares, os uruguaios não vencem em Mundiais desde a 1990, realizada na Itália. Na ocasião, a Celeste bateu a Coreia do Sul, por 1 a 0, pela terceira rodada da fase de grupos.
⏹️ 𝙁𝙄𝙉𝘼𝙇 𝘿𝙀𝙇 𝙋𝘼𝙍𝙏𝙄𝘿𝙊@Uruguay 2-2 @fcfcomunica
📺 https://t.co/l3PMoeWV5O#ElEquipoQueNosUne pic.twitter.com/Em3QqJfCVJ
— Selección Uruguaya (@Uruguay) June 22, 2026
São dez partidas sem Suárez, contabilizando quatro empates e seis derrotas.
O atacante estreou pelo Uruguai em Copas em 2010 e foi convocado pela última vez em 2022. Com ele, a seleção venceu dez partidas em Mundiais e chegou a alcançar a quarta colocação, justamente em 2010.
A ausência do ex-Barcelona na convocação do técnico Marcelo Bielsa foi assunto polêmico após o anúncio da lista, em maio. Questionado, Bielsa afirmou ter tomado a decisão que acredita ser melhor para a equipe.
"Todas as decisões que tomamos podem ter erros, mas são decisões guiadas pelo que acredito ser o melhor para o sucesso esportivo da equipe. Não tenho problemas com o Suárez, mas optei por Darwin Núñez, Rodrigo Aguirre e Federico Viñas. Ele não me deve nenhum pedido de desculpas", explicou o treinador.
A situação do Uruguai no Grupo H da Copa do Mundo não é das mais confortáveis. A seleção é a atual segunda colocada, com dois pontos, seguida da surpresa Cabo Verde, também com dois, e da seleção saudita, que acumula apenas um. O último duelo dos uruguaios nesta fase de grupos será contra a Espanha, que lidera a chave com quatro pontos.
Para garantir a classificação sem depender de quaisquer critérios de desempate, o Uruguai deve vencer a seleção espanhola e torcer para um empate entre Cabo Verde e Arábia Saudita.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp