Baptista garante optar por Brasileiro diante de calendário apertado - Gazeta Esportiva
Baptista garante optar por Brasileiro diante de calendário apertado

Baptista garante optar por Brasileiro diante de calendário apertado

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/08/2015 às 08:27 • Atualizado: 17/08/2015 às 08:31

São Paulo, SP

Nem o jejum de cinco jogos sem vitória, resultado que só aconteceu duas vezes nas últimas dez partidas, é um cenário capaz de abalar Eduardo Baptista, técnico mais longevo do futebol brasileiro atualmente, à frente do Sport há um ano e seis meses. O time caiu uma posição com relação à última rodada e fechou o turno em sétimo lugar, com 31 pontos - a dois do quarto colocado.

O comandante, que ainda rechaça uma queda de rendimento no Campeonato Brasileiro, garante que a meta traçada no início do ano foi cumprida - e até ultrapassada - e já projeta a recuperação no returno. Agora, com a disputa da Copa Sul-Americana, torneio no qual os pernambucanos estreiam nesta quarta, diante do Bahia, em Salvador, Baptista afirma priorizar o nacional se precisar dividir atenções.

"É uma competição importante, que vem ganhando força, mas vai acumular muito com o Brasileiro. Se eu precisar escolher uma competição é o Brasileiro. É um campeonato que dá dinheiro, expõe o Sport no mercado. Temos um elenco qualificado que pode brigar pelas duas. Se eu precisar poupar em algum momento, é na Sul-Americana que vou fazer", falou em coletiva no último domingo, adiantando que para o jogo do meio de semana terá retornos.

Técnico do Sport prioriza Brasileiro em face da Copa Sul-Americana (Foto:Djalma Vassão/Gazeta Press)
Técnico do Sport prioriza Brasileiro em face da Copa Sul-Americana (Foto:Djalma Vassão/Gazeta Press)


"Tem o Diego (Souza) que saiu sentindo uma dor na panturrilha e vamos avaliar amanhã. Se tiver algum desgaste extremo, a gente vai poupar. O Magrão inicia esse jogo contra o Bahia para fazermos a análise, não inicia contra o Figueirense. O Samuel Xavier também vai voltar. Quanto ao Maikon Leite ainda precisamos conversar, mas ou de início ou como opção para o segundo tempo ele vai estar", indicou, evidenciando a importância de não tomar gol fora de casa para decidir no Recife.

Ao analisar o primeiro semestre do Sport, eliminado precocemente tanto do Campeonato Pernambucano quanto da Copa do Nordeste, mas que teve seu prestígio recuperado no Brasileirão após um início astronômico, o treinador, apesar de mostrar satisfeito, espera aprimorar o rendimento no segundo - e decisivo - turno.

"Quando traçamos o planejamento, tínhamos uma meta de 28 a 30 pontos e batemos essa meta. Em um momento como hoje (domingo) poderíamos dar um passo a mais, mas as coisas não encaixaram e erramos. Na análise 'grossa', 31 pontos é uma boa pontuação. Estamos a dois do G4 e é perfeitamente possível buscar", comentou. "Não vejo queda de produção e sim muitos erros. Isso causa um desgaste comum", ponderou.

Em tempo, ao transmitir suas impressões sobre o empate em 1 a 1 com a Ponte Preta, Baptista lamentou o tropeço e as chances perdidas no retorno à Ilha do Retiro. "O Sport começou bem, teve mais chance, mas erramos demais tecnicamente. Algumas coisas que pedimos e não aconteceram fizeram com que recuássemos um pouco. A Ponte apostou em velocidade e num um erro nosso saiu o gol. Infelizmente amargamos o empate", disse.

Empate contra Ponte Preta foi o sexto do Sport nos dez últimos jogos (Foto: Divulgação/Sport)
Empate contra Ponte Preta foi o sexto do Sport nos dez últimos jogos (Foto: Divulgação/Sport)


Terceiro melhor ataque não satisfaz e treinador faz 'pedido'

Com 31 gols marcados no Campeonato Brasileiro, o Sport tem o terceiro ataque mais positivo, atrás de Atlético-MG, com 33 bolas na rede, e Palmeiras, que marcou 32 vezes. Esperando por Maikon Leite, que está em fase final de recuperação, Eduardo Baptista conta também com André, Hernane, Samuel e Mike para o ataque.


Entretanto, dos cinco, apenas Maikon Leite e Mike tem como característica a velocidade e jogam pelo lado do campo. Os meias Élber e Marlone, por vezes, podem desempenhar a função de ponta, mas o treinador entende que esta é uma posição carente de opções.

"Precisamos de mais um atacante de velocidade, venho sentindo essa dificuldade. Precisamos de mais opções se quisermos chegar ao G4. Isso é importante e atualmente temos apenas o Maikon Leite (na função). Temos que ter calma com ele", declarou.

Conteúdo Patrocinado