Sem competições europeias, zagueiro Naldo troca Wolfsburg por Schalke - Gazeta Esportiva
Sem competições europeias, zagueiro Naldo troca Wolfsburg por Schalke

Sem competições europeias, zagueiro Naldo troca Wolfsburg por Schalke

Gazeta Esportiva

Por Redação

15/05/2016 às 10:48

São Paulo, SP

(Foto: Patrik Stollarz/AFP)
Após o goleiro Benaglio, Naldo era o segundo capitão da equipe alemã (Foto: Patrik Stollarz/AFP)


Presente no elenco campeão da Copa América de 2007, o zagueiro brasileiro de 33 anos, Naldo, deixou o Wolfsburg após quatro anos para se juntar ao Schalke 04. Com seu contrato no fim, o defensor artilheiro assinou por duas temporadas com a equipe de Gelsenkirchen sem taxa de transferências.

Com rápida e tímida passagem pelo Brasil, atuando pelo RS Futebol (atual Pedrabranca) e Juventude, onde fez parceria de zaga com Antônio Carlos e Chicão na histórica campanha do Brasileirão de 2004, quando a equipe gaúcha chegou a liderar a competição, o zagueiro artilheiro fez toda sua carreira na Alemanha.

Em 2005 foi contratado pelo Werder Bremen, onde se fixou como um dos ídolos da equipe, conquistando duas Supercopas e uma Copa da Alemanha e uma Copa da Liga. Ficou na equipe alviverde até 2012, com 250 jogos e 34 gols.

Transferido para o Wolfsburg, o zagueiro também se firmou como um dos líderes dos lobos e parte importantíssima das conquistas da Copa e Supercopa da Alemanha de 2015, desbancando o poderoso Bayern de Munique. Pela equipe, foram 171 jogos e 21 gols.

Na temporada 2015/16 foram 40 jogos pelos lobos atuando ao lado dos brasileiros Dante, Felipe Lopes, Luis Gustavo e Bruno Henrique. A equipe conquistou uma boa campanha na Liga dos Campeões, quando foram eliminados pelo Real Madrid nas quartas de final após vencer o clube merengue por 2 a 0 em casa, na Volkswagen Arena.

Após a incrível temporada de 2014/15 e boa campanha na Champions, contudo, o Wolfsburg não obteve o mesmo desempenho nesta temporada e terminou o Campeonato Alemão fora da zona de classificação para ligas europeias, em oitavo lugar.

O Schalke, por sua vez, terminou a Bundesliga na quinta colocação, classificado para a Liga Europa da próxima temporada. O brasileiro deve conquistar a titularidade na nova equipe e formar uma experiente e sólida defesa ao lado do alemão Höwedes. Nos Azuis Reais, Naldo terá a companhia de outro brasileiro, o lateral direito Júnior Caiçara.

Conteúdo Patrocinado