Jonathan Calleri, com 67, Rodrigo Nestor, com 62, Pablo Maia, com 61, Igor Gomes, com 61 e Luciano, com 59 jogos, foram os cinco atletas do São Paulo que mais vezes entraram em campo ao longo da última temporada, ajudando o Tricolor a chegar longe em três das quatro competições que disputou.
Rodrigo Nestor, Pablo Maia e Igor Gomes, segundo, terceiro e quarto colocados neste ranking, são os representantes de Cotia, ganhando a confiança do técnico Rogério Ceni, apesar da pouca idade, pelos seus talentos e entendimento tático.
Rodrigo Nestor foi o líder de assistências do São Paulo em 2022, com 11 passes para gol, além de ter balançado as redes oito vezes, sendo o quarto maior artilheiro do time no ano, atrás apenas de Calleri, com 27, Luciano, com 21, e Patrick, com nove bolas nas redes.
Pablo Maia, por sua vez, é quem mais espanta. O jovem iniciou o ano como jogador do time sub-20, disputou a Copinha, chegando até a semifinal, e logo em seguida acabou promovido ao profissional, estreando uma semana depois, contra o Ituano, no Campeonato Paulista.
Veja mais: São Paulo encaminha contratação do zagueiro argentino Alan Franco
Pablo Maia precisou de poucos jogos para se consolidar como titular da equipe e foi decisivo no mata-mata do Estadual, marcando gols nas quartas de final, contra o São Bernardo, e no primeiro jogo da decisão, contra o Palmeiras, no Morumbi, se mostrando um volante versátil, capaz de defender com eficiência e atacar com qualidade, aproveitando seu bom chute de fora da área.
Já Igor Gomes é a figura mais questionada entre os cinco atletas mais utilizados por Ceni em 2022. O meio-campista teve de lidar com fortes críticas de boa parte da torcida e imprensa por não agregar ao São Paulo diretamente com gols ou jogadas de perigo– balançou as redes apenas uma vez ao longo do ano, contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia, pela Copa Sul-Americana.
No entanto, o papel tático que Igor Gomes desempenhou durante a temporada fez com que o técnico Rogério Ceni reconhecesse sua importância para o funcionamento coletivo do Tricolor e bancasse sua titularidade mesmo com tanta pressão externa, o transformando em reserva apenas na reta final do Campeonato Brasileiro.
Dos cinco atletas que mais foram acionados por Ceni, o único que não permanecerá no clube em 2023 é Igor Gomes. O meia tem um acordo com o Atlético-MG e agora negocia sua saída antecipada, já que seu contrato com o São Paulo expira apenas em março. Para liberá-lo, o Tricolor deseja manter um percentual de seus direitos econômicos, visando lucrar em uma venda futura.
Pablo Maia foi eleito o melhor primeiro volante do mundo, em 2022, entre aqueles nascidos a partir de 2002.
A lista foi divulgada pelo Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), que apontou os dez melhores jogadores em cada categoria. pic.twitter.com/8BFWNfHP9z
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) December 26, 2022