Thiago Mendes pede para São Paulo fazer de tudo para evitar pênaltis - Gazeta Esportiva
Thiago Mendes pede para São Paulo fazer de tudo para evitar pênaltis

Thiago Mendes pede para São Paulo fazer de tudo para evitar pênaltis

Gazeta Esportiva

Por Edoardo Ghirotto

16/05/2016 às 12:19 • Atualizado: 16/05/2016 às 12:43

São Paulo, SP

Thiago Mendes, jogador do São Paulo FC, durante entrevista coletiva após o treino no CCT da Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista.
Thiago Mendes foi receoso ao falar sobre uma possível decisão nos pênaltis contra o Galo (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


O aproveitamento ruim do São Paulo em cobranças de pênalti fez com que o volante Thiago Mendes pedisse para o time evitar a todo o custo uma decisão desse tipo contra o Atlético-MG. Mesmo com a possibilidade de disputar nas penalidades uma vaga na semifinal da Libertadores, nessa quarta-feira, no Independência, o jogador admitiu que o técnico Edgardo Bauza não teve a preocupação de treinar as cobranças. Só nesse ano foram seis pênaltis perdidos pelo time.

Questionado como o time enfrentaria uma disputa de penalidades, Thiago Mendes disse que o ímpeto para realizar as cobranças é algo que os jogadores devem sentir no momento. "Para mim é na hora. A nossa equipe não trabalhou cobranças de pênalti. Nós queremos sair com a classificação durante os 90 minutos e temos que fazer de tudo para não levar essa partida para as penalidades", disse o atleta, em tom receoso.

Após o encerramento do treino tático dessa segunda-feira, no CCT da Barra Funda, o goleiro Denis permaneceu no gramado e chutou uma série de pênaltis no gol defendido por Renan Ribeiro. Ele foi o único jogador a fazer uma atividade desse tipo. O São Paulo ainda terá um trabalho de reconhecimento do estádio Independência, na terça-feira, caso o técnico Edgardo Bauza opte por realizar trabalhos voltados para as penalidades.

O Patón, no entanto, mantém pensamento parecido com o de Thiago Mendes. O treinador crê que treinar pênaltis não reflete a situação real de jogo à qual os jogadores são submetidos. Fato é que a equipe teve um desempenho pífio após a aposentadoria do ídolo Rogério Ceni, que realizava as cobranças de falta e batia as penalidades.

Perderam pênaltis nesse ano os meias Michel Bastos, na vitória por 1 a 0 sobre o Universidad César Vallejo e no empate por 1 a 1 com o Linense, o armador Ganso, no empate por 1 a 1 contra o Trujillanos, e o zagueiro Maicon, na vitória por 2 a 1 diante do Oeste.

Artilheiro da Libertadores, o argentino Calleri também desperdiçou duas penalidades. Ele perdeu uma na derrota por 3 a 1 para o São Bernardo e teve um tiro defendido na goleada por 6 a 0 sobre o Trujillanos. Na segunda vez, no entanto, ele conseguiu anotar o gol no rebote dado pelo goleiro do time venezuelano.

Sao Paulo X Oeste, Paulistao 2016, Estadio do Morumbi, Sao Paulo SP, 02/04/2016, Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
O São Paulo conseguiu desperdiçar seis pênaltis após a aposentadoria de Rogério Ceni (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Conteúdo Patrocinado