STJD julgará o caso Iago Maidana na véspera das eleições do São Paulo - Gazeta Esportiva
STJD julgará o caso Iago Maidana na véspera das eleições do São Paulo

STJD julgará o caso Iago Maidana na véspera das eleições do São Paulo

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/10/2015 às 19:10 • Atualizado: 20/10/2015 às 19:15

São Paulo, SP

A contratação de Iago Maidana poderá culminar até no rebaixamento do São Paulo (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)
A contratação de Iago Maidana poderá culminar até no rebaixamento do São Paulo (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) comunicou que o processo referente ao caso Iago Maidana será julgado na próxima segunda-feira, dia 26, véspera das eleições presidenciais do São Paulo. Os auditores da Primeira Comissão Disciplinar deliberarão sobre a controvérsia em sessão agendada para as 17 horas (de Brasília). Serão julgados os clubes São Paulo, Criciúma e Monte Cristo-GO, além do próprio zagueiro Iago Maidana, por conta de uma suposta infração ao Regulamento Nacional de Intermediários. Entre as penas possíveis está até o rebaixamento de divisão.

Pela forma com que ocorreu, a transferência de Iago Maidana levantou suspeitas e virou alvo de uma investigação da CBF. A negociação foi intermediada pela empresa “Itaquerão Soccer”, que pagou R$ 800 mil ao Criciúma pelo jogador e, em seguida, o registrou no Monte Cristo, clube da terceira divisão goiana. Dois dias depois, o zagueiro teve 60% de seus direitos econômicos vendidos ao São Paulo por R$ 2,4 milhões.

A participação de investidores no repasse de direitos econômicos de jogadores está proibida pela Fifa desde maio e consta no artigo 10 do Regulamento Nacional de Transferências da CBF. “Nenhum clube poderá ajustar ou firmar um contrato que permita a qualquer das partes, ou a terceiros, assumir uma posição em razão da qual possa influir em assuntos laborais e de transferências comprometendo a independência, a política ou a atuação desportiva do clube”, diz a passagem.

Além do rebaixamento, o artigo no qual os três clubes foram enquadrados prevê a aplicação de uma multa alta, veto a novas contratações por até dois anos e a perda de pontos.

Crise política – A contratação de Iago Maidana foi oficializada durante a gestão de Carlos Miguel Aidar. O presidente renunciou ao cargo na última terça-feira após o vice-presidente de futebol do clube, Ataíde Gil Guerreiro, ter recolhido provas que indicariam desvios de dinheiro cometidos pelo ex-mandatário em negociações de jogadores. Entre as transações que teriam lesado os cofres do São Paulo estaria a do próprio Iago.

Presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, assumiu a presidência do clube interinamente e convocou eleições para o dia 27 desse mês. Leco foi o único candidato a ter oficializado sua intenção de concorrer ao pleito até o momento. Na primeira entrevista que concedeu como mandatário tricolor, na quinta-feira passada, ele admitiu preocupação com relação às sanções que poderão ser aplicadas contra o São Paulo.

“Não conheço o Iago Maidana pessoalmente. Essa é uma questão espinhosa e delicada. Envolve aspectos de legalidade, de aquisição do registro, e para isso o São Paulo tem nos seus quadros um advogado que está próximo do caso para acompanhar os desdobramentos”, disse Leco, na ocasião.

Conteúdo Patrocinado