São Paulo tem 1,5% de probabilidade de se classificar para Libertadores - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
São Paulo tem 1,5% de probabilidade de se classificar para Libertadores

São Paulo tem 1,5% de probabilidade de se classificar para Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/10/2022 às 06:00

São Paulo, SP

O São Paulo ainda sonha com uma vaga na Pré-Libertadores de 2023 nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Com sete jogos restantes na competição, o time comandado por Rogério Ceni está focado neste objetivo, mas, de acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a missão é muito difícil.

Segundo os cálculos da instituição, o São Paulo tem, hoje, apenas 1,5% de chance de marcar presença na próxima edição da Copa Libertadores. Desde o início da atual temporada, o técnico Rogério Ceni adotou como prioridade a classificação para o torneio continental, mas, para atingir tal feito, terá que contrarias todas as estatísticas.




Atual 12º colocado do Campeonato Brasileiro, com 41 pontos, o São Paulo só garantirá a vaga para a fase preliminar da Libertadores se terminar a competição entre os oito primeiros da tabela. O América-MG, que figura na oitava posição atualmente, tem 45 pontos, mas um jogo a mais que o Tricolor.

Também lutam pela vaga para a Pré-Libertadores Fortaleza (9º colocado, com 44 pontos), Botafogo (10º colocado, com 43 pontos) e Santos (11º colocado, com 43 pontos).  Red Bull e Goiás, ambos com 38 tentos, correm por fora.

Com um jogo a menos que os demais adversários, o São Paulo pode desbancar o Botafogo da décima colocação se vencer o Coritiba nesta quinta-feira, no Morumbi. Neste caso, o Tricolor igualaria o Fortaleza, nono colocado, com 44 pontos, mas ficaria atrás pelo número de vitórias no Brasileirão (12 contra 10).

A distância para o América-MG, atual detentor da última vaga para a Libertadores de 2023, também diminuiria, ficando em apenas um ponto. Com uma sequência teoricamente mais fácil, já que enfrenta nas próximas rodadas Juventude e Atlético-GO, ambos integrantes da zona de rebaixamento, o São Paulo chegaria às partidas finais do Brasileirão como um real candidato ao G8.

Resta saber se o elenco são-paulino corresponderá em mais um momento decisivo da temporada. Nas finais de campeonato que disputaram em 2022, os comandados de Rogério Ceni não conseguiram competir. Mas, agora, têm a oportunidade de ao menos terminar a temporada de forma digna, dando um consolo aos torcedores ainda decepcionados com a derrota na decisão da Copa Sul-Americana.

Conteúdo Patrocinado