São Paulo relembra golaço de Leônidas e celebra Dia Mundial da Bicicleta - Gazeta Esportiva
São Paulo relembra golaço de Leônidas e celebra Dia Mundial da Bicicleta

São Paulo relembra golaço de Leônidas e celebra Dia Mundial da Bicicleta

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/06/2022 às 13:57

São Paulo, SP

O São Paulo celebrou, nesta sexta-feira, 3 de junho, o Dia Mundial da Bicicleta. Em homenagem à data, o clube relembrou o primeiro gol de Leônidas da Silva pedalando no ar, marcado no dia 14 deste mês, mas há exatos 80 anos, em 1942.

O primeiro gol de bicicleta de Leônidas pelo São Paulo (Foto: Divulgação/São Paulo)


O tento de bicicleta do lendário jogador, famoso por marcar esse tipo de gol, foi válido pelo Campeonato Paulista de 1942. No Pacaembu, o São Paulo acabou derrotado pelo Palestra Itália por 2 a 1.

O Tricolor ainda destacou que o primeiro gol de bicicleta da equipe do qual se tem registro ocorreu quatro dias antes da contratação de Leônidas. Em 5 de abril de 1942, Waldemar de Brito, também no Pacaembu, deixou o dele no triunfo sobre o Juventus por 4 a 1.

Já o “gol mirabolante” de Leônidas, retratado originalmente pela Gazeta Esportiva, foi anotado em 13 de novembro de 1948. Naquele dia, mais uma vez no templo do futebol paulistano, o Diamante Negro colaborou para a goleada contra o Juventus, por 8 a 0, pelo torneio estadual.

Em 15 de novembro de 1948, A Gazeta Esportiva estampou na capa o nascimento do gol de bicicleta


Além dos dois gols citados, Leônidas ainda marcou outros três com a camisa tricolor. O segundo saiu em vitória sobre o Ypiranga por 3 a 1, em 24/08/1944; o terceiro ocorreu em 18/08/1946, com triunfo diante do Comercial-SP pelo placar de 4 a 2; o quinto e último foi registrado em 03/07/1949, em goleada sobre o Comercial-SP, por 7 a 2.

No total, segundo os seus registros, o São Paulo já contou com 33 gols de bicicleta em toda a sua história. Os dois últimos foram marcados por jogadores que compõem o atual elenco.

O penúltimo teve autoria de Luciano em 28 de novembro de 2020, na Arena Fonte Nova, em triunfo sobre o Bahia, por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro. Já o último, anotado em 28 de fevereiro deste ano, pelo Paulistão, garantiu a vitória do clube do Morumbi sobre o Água Santa, em Diadema, por 2 a 1.


Veja mais sobre o Dia Mundial da Bicicleta:


O Dia Mundial da Bicicleta foi declarado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. O intuito da ONU é incentivar o uso deste meio de transporte, demonstrando as vantagens do pedalar. Isso porque este exercício pode se tornar uma forma de promover desenvolvimento sustentável, bem como reforçar a educação física para crianças e jovens.

Já em São Paulo, uma Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Cicloviária do Estado busca a promoção de melhorias nas áreas de segurança, infraestrutura e investimento. O objetivo é incentivar o uso de bicicletas em zonas urbanas e rurais das 645 cidades paulistas.

Conteúdo Patrocinado