São Paulo para no goleiro Fernando Miguel e perde para o Fortaleza no Morumbi - Gazeta Esportiva
São Paulo para no goleiro Fernando Miguel e perde para o Fortaleza no Morumbi

São Paulo para no goleiro Fernando Miguel e perde para o Fortaleza no Morumbi

Gazeta Esportiva

Por Vinícius Baldin

28/08/2022 às 18:01 • Atualizado: 28/08/2022 às 18:26

São Paulo, SP

O São Paulo foi derrotado pelo Fortaleza por 1 a 0, neste domingo, em pleno estádio do Morumbi, em São Paulo, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o grande responsável por esse resultado foi o goleiro Fernando Miguel, do time cearense, que fez três defesas espetaculares e mostrou frieza e inteligência para suportar a pressão são-paulina.

Melhor time do segundo turno com 100% de aproveitamento, em cinco rodadas, o Fortaleza segue subindo na tabela de classificação. Já distante da zona de rebaixamento, onde esteve até duas rodadas atrás, o clube cearense trocou de posição justamente com o São Paulo. É agora o 12º colocado com 30 pontos, um a mais que o Tricolor paulista, em 13º.




O São Paulo volta agora as suas atenções para a Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), enfrenta o Atlético-GO, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela rodada de ida das semifinais. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso é contra o Cuiabá, no domingo, às 19 horas (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela 25ª rodada.

Já o Fortaleza só pensa no Brasileirão e agora terá pela frente o Botafogo, no próximo domingo, às 16 horas, na Arena Castelão, em Fortaleza.

O jogo - A partida no Morumbi mal começou e o técnico Rogério Ceni já teve que fazer uma substituição. Com dores na virilha, Nikão saiu para a entrada de Luciano, que fez dupla de ataque com Calleri, mas pouco produziu na primeira metade da etapa.

Em uma tarde gelada no Morumbi, o jogo ficou na mesma temperatura até os 20 minutos. Muita marcação e disputa pela bola no meio de campo foi o que se viu até então. A primeira chance, do São Paulo, aconteceu aos 22, quando Welington recebeu pela esquerda e chutou forte para a defesa de Fernando Miguel.

O Fortaleza, que não mostrou medo em jogar como visitante, foi ao ataque de forma cirúrgica e conseguiu abrir o placar. Aos 31 minutos, Moisés ganhou na corrida de Igor Vinicius, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro para dentro da área. Juninho Capixaba finalizou bem, de primeira, e fez seu primeiro gol com a camisa tricolor.



O São Paulo, finalmente, acordou depois que sofreu o gol. O time começou a tocar a bola com mais velocidade, com mais efetividade, e as chances apareceram. Aos 33 minutos, Rodrigo Nestor finalizou colocado, Fernando Miguel espalmou para frente e deu o rebote para Welington, que chutou forte e mandou a bola no travessão.

Outra oportunidade saiu com Galoppo, aos 39 minutos. O argentino aproveitou cobrança de escanteio para cabecear sozinho, mas parou em Fernando Miguel, que fez grande defesa.

Para o segundo tempo, Rogério Ceni colocou Patrick e Reinaldo nos lugares de Galoppo e Welington, respectivamente. Com o lateral esquerdo no lance, o São Paulo perdeu um gol feito aos oito minutos. A bola sobrou limpa para Calleri na frente de Fernando MIguel, mas o goleiro do Fortaleza fez uma grande defesa no reflexo. No rebote, Luciano também perdeu uma oportunidade incrível ao chutar por cima.

A grande atuação de Fernando MIguel não parou por aí. O goleiro, além de mostrar segurança e tranquilidade, ainda fez mais dois milagres. Primeiro ao espalmar no chão, rente à trave esquerda, uma cabeçada de Luciano aos 28 minutos. E depois em um chute forte de Calleri, de dentro da área, aos 34.

Até o final, o São Paulo seguiu tentando de todas as formas o empate, mas Fernando Miguel teve até sorte em lances que Calleri dificilmente erraria. E o Fortaleza chegou a mandar uma bola na trave em um contra-ataque que poderia selar de vez a sua vitória.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 x 1 FORTALEZA

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 28 de agosto de 2022 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Renda: R$ 1.251.388,00
Público: 30.210 torcedores
Cartões amarelos: Patrick e Reinaldo (São Paulo); Fernando Miguel e Benevenuto (Fortaleza)
Gol:
FORTALEZA: Juninho Capixaba (aos 31min do 1º tempo)

SÃO PAULO: Jandrei; Ferraresi (Igor Gomes), Diego Costa e Léo; Igor Vinícius, Pablo Maia (Alisson), Rodrigo Nestor, Giuliano Galoppo (Patrick), Nikão (Luciano) e Welington (Reinaldo); Calleri.
Técnico: Rogério Ceni.

FORTALEZA: Fernando Miguel, Britez, Benevenuto, Titi e Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Zé Welison e Ronald (Tinga); Moisés (Romarinho), Thiago Galhardo (Hércules) e Robson (Matheus Vargas).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Conteúdo Patrocinado