São Paulo cita conversa com a diretoria e confirma reintegração de Arboleda

Imagem ilustrativa para a matéria
(Foto: Erico Leonan / São Paulo FC)

O São Paulo confirmou a reintegração do zagueiro Arboleda aos treinos com o restante do grupo. O Tricolor trabalhou na manhã desta quarta-feira no SuperCT.

O equatoriano vinha trabalhando separado dos demais companheiros desde o início de maio, como forma de punição ao seu sumiço em abril, quando desapareceu por um mês sem fornecer explicações. O clube assegurou, em nota, que aplicou uma multa "compatível com o número de dias em que esteve ausente de suas atividades profissionais".

Segundo o clube, Arboleda teve uma reunião com a diretoria, a comissão técnica e o grupo de jogadores. O jogador só foi reintegrado após "diversas avaliações, apresentando-se apto para a reinserção à rotina da equipe".

A demissão do executivo Rui Costa, um dos principais desafetos de Arboleda, representou uma mudança de cenário para o zagueiro. Para além disso, o técnico Dorival Júnior, que conviveu com problemas no setor defensivo desde sua chegada, não foi contra uma reintegração do zagueiro.

O defensor nutre boa relação com o treinador e com Rafinha, diretor de futebol interino. Em situação financeira delicada, o clube ainda enfrenta dificuldades no mercado e pode acabar não reforçando a posição, fator que também pesou a favor da reintegração. Diante de tal análise, o São Paulo decidiu que a reintegração seria a "medida mais adequada" no momento.

O contrato de Robert Arboleda é válido até o fim de 2027. Em nove temporadas pelo São Paulo, o zagueiro entrou em campo 359 vezes e conquistou três títulos pelo clube: o Campeonato Paulista de 2021, a Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa Rei de 2024.

Arboleda se pronuncia

Arboleda veio a público na noite da última terça-feira para explicar o sumiço misterioso no início de abril, em que permaneceu por quase um mês ausente das atividades do São Paulo, sem nenhuma justificativa. Em um desabafo emocionado publicado em seu Instagram, o colombiano revelou pela primeira vez que enfrenta uma crise de saúde mental e pediu desculpas à torcida e ao clube pelo ocorrido.

"Queria pedir desculpa para todos os torcedores, aos meus companheiros, à diretoria e ao clube que me abriu as portas quando eu não era ninguém e que confia em mim há nove anos. Há alguns meses venho passando por um mau momento pessoal. Não tenho nada contra a diretoria. Estou em um momento de depressão, isso ninguém sabe porque nunca contei para ninguém, nem para minha família. Este foi meu erro", disse.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por @robertharboleda4

Confira a nota completa do São Paulo:

"O São Paulo Futebol Clube comunica que o zagueiro Arboleda retomou as atividades com o elenco.

O atleta cumpria desde o início de maio um cronograma de atividades individualizadas sob a supervisão de profissionais do clube, visando ao aprimoramento físico, após receber sanção financeira compatível com o número de dias em que esteve ausente de suas atividades profissionais.

Ao longo desta semana, Arboleda reuniu-se com a diretoria, a comissão técnica e o grupo de jogadores e passou por diversas avaliações, apresentando-se apto para a reinserção à rotina da equipe.

Diante desse contexto, e após avaliação dos aspectos disciplinares, humanos, profissionais e esportivos envolvidos, o São Paulo entende que a reintegração é a medida mais adequada neste momento.

O jogador chegou ao São Paulo em 2017 e possui contrato até 31 de dezembro de 2027".

Próximos jogos do São Paulo

São Paulo x Athletico-PR (19ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Data e horário: 22/07 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: a definir

Flamengo x São Paulo (20ª rodada do Campeonato Brasileiro)
Data e horário: 26/07 (domingo), às 18h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Conteúdo Patrocinado