Há 60 anos, Roberto Dias estreava pelo São Paulo; Tricolor relembra data - Gazeta Esportiva
Há 60 anos, Roberto Dias estreava pelo São Paulo; Tricolor relembra data

Há 60 anos, Roberto Dias estreava pelo São Paulo; Tricolor relembra data

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/05/2020 às 15:03

São Paulo, SP

Roberto Dias conquistou o Campeonato Paulista de 1971 pelo São Paulo (Foto: Divulgação/ Arquivo Histórico SPFC)


Há 60 anos, no dia 5 de maio de 1960, um dos grandes ídolos da história do São Paulo estreava pelo clube. Revelado pelas categorias de base do Tricolor, o zagueiro Roberto Dias atuou pela primeira vez como profissional em um jogo contra a Portuguesa, no Pacaembu.

O duelo, válido pelo Torneio Roberto Ugolini, também conhecido como Quadrangular do Juventus, terminou com vitória da Lusa pelo placar de 2 a 0. Por outro lado, a partida acabou marcando o início da trajetória daquele que seria o principal jogador do São Paulo durante a época da construção do Estádio do Morumbi, período em que o clube acabou sofrendo com um jejum de títulos.

Nas redes sociais, o Tricolor relembrou a data e homenageou o ídolo, que ajudou o time a conquistar o título do Campeonato Paulista de 1970. Além disso, o jogador, apontado por Pelé como um de seus maiores marcadores, entrou em campo 527 vezes com a camisa são-paulina entre 1960 e 1973, com 246 vitórias, 143 empates, 138 derrota e 78 gols marcados.



Roberto Dias ainda fez parte do elenco campeão do estadual de 1971, mas sem jogar, já que sofreu um infarto em 29 de novembro de 1970 e acabou ficando afastado do futebol por quase dois anos.

O ex-zagueiro faleceu no dia 26 de setembro de 2007, aos 64 anos, após sofrer um novo problema cardíaco no dia anterior. O São Paulo homenageou Roberto Dias ao batizar o centro de instrução de esportes aos jovens do clube social como "Centro de Orientação Desportiva Roberto Dias Branco".


Conteúdo Patrocinado