Há 29 anos, São Paulo vencia Bragantino e saía em vantagem pelo título brasileiro - Gazeta Esportiva
Há 29 anos, São Paulo vencia Bragantino e saía em vantagem pelo título brasileiro

Há 29 anos, São Paulo vencia Bragantino e saía em vantagem pelo título brasileiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/06/2020 às 08:00

São Paulo, SP

São Paulo venceu o Bragantino por 1 a 0 no primeiro jogo da final do Brasileiro de 1991 (Foto: Acervo/Gazeta Press)


Há 29 anos, São Paulo e Bragantino disputavam a partida de ida da final do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Morumbi. No dia 5 de junho de 1991, o Tricolor Paulista saiu em vantagem na briga pelo título ao vencer o Massa Bruta pelo placar de 1 a 0, com gol de Mário Tilico.

Vice-campeão nos dois anos anteriores, o São Paulo se classificou como líder da primeira fase, que era composta por 20 clubes, todos jogando contra todos em turno único, com os quatro primeiros avançando para o mata-mata. O Bragantino tinha o mesmo número de pontos do Tricolor, mas ficou atrás pela quantidade de vitórias.

Nas semifinais, o time de Bragança Paulista eliminou o Fluminense, com uma vitória e um empate. Já o clube da capital encarou o Atlético-MG e ficou na igualdade nos dois jogos. Como tinham a melhor campanha, os são-paulinos asseguraram a vaga na final com os resultados.




A primeira partida da decisão contou com 67.759 pagantes presentes no Estádio do Morumbi. Os donos da casa começaram melhor, mas o duelo foi para o intervalo com o 0 a 0 no placar. Aos quatro minutos da etapa final, Mário Tilico, que havia entrado no lugar do contundido Elivélton, aproveitou rebote e fez o único gol do jogo.

Quatro dias depois, as equipes voltaram a se enfrentar, dessa vez no Estádio Marcelo Stéfani, atual Nabi Abi Chedid. Apesar de terem criado as melhores chances, os comandados de Telê Santana não balançaram as redes, mas também não deixaram o adversário marcar. Com isso, o São Paulo conquistou seu terceiro título nacional.

Conteúdo Patrocinado