Há 12 anos em jejum, São Paulo inicia Paulista com time alternativo - Gazeta Esportiva
Há 12 anos em jejum, São Paulo inicia Paulista com time alternativo

Há 12 anos em jejum, São Paulo inicia Paulista com time alternativo

Gazeta Esportiva

Por José Victor Ligero e André Garda*

17/01/2018 às 08:53 • Atualizado: 17/01/2018 às 12:09

São Paulo, SP

Com pouco tempo para trabalhar, Dorival Júnior armou um time alternativo para a estreia do São Paulo no Paulistão (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)


Às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira, o São Paulo iniciará sua trajetória no Campeonato Paulista de 2018, torneio do qual não é campeão desde 2005. Com os considerados titulares preservados para este primeiro compromisso da temporada, o técnico Dorival Júnior mandará a campo um time repleto de garotos para enfrentar o São Bento, em Sorocaba.

Na segunda rodada, contra o Novorizontino, sábado, no Morumbi, outra formação deverá ser utilizada. O rodízio implantado pelo treinador foi a solução encontrada para o curto período de preparação nesta pré-temporada, que começou em 3 de janeiro.

Dos prováveis 11 titulares, seis são oriundos das categorias de base do clube: o zagueiro Rony, os volantes Pedro, Paulo Henrique e Araruna, o meia e lateral esquerdo Júnior Tavares e o atacante Bissoli. O único jogador que terminou 2017 e começará 2018 como titular do São Paulo será o goleiro Sidão.

Reforços contratados para este ano, o goleiro Jean, o meia-atacante Diego Souza e o zagueiro Anderson Martins terão de esperar mais um pouco para estrear. O primeiro ficará no banco, enquanto os dois últimos não foram inscritos a tempo de participarem da primeira rodada do Paulista.

Apesar das saídas de Hernanes e Lucas Pratto, Dorival Júnior garante uma equipe competitiva e projeta um torneio sem favoritos. “Tenho certeza de que teremos uma equipe muito forte. É um campeonato aberto, não se surpreendam com o interior”, alertou.

No São Bento, que vem de um acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, a expectativa é de fazer valer o maior período de treinos para surpreender o adversário da capital. O nome mais conhecido da equipe de Sorocaba é o do lateral esquerdo Marcelo Cordeiro, de 36 anos, que acumula passagens por Vitória, Internacional, Botafogo, Portuguesa e Sport.

“O São Paulo é um grande adversário, uma equipe em reformulação. Apesar de termos mais tempo de preparação, sabemos que será um jogo difícil, mas temos como obrigação fazer uma grande atuação na estreia e pontuar dentro de casa”, afirmou o veterano à Gazeta Esportiva.

O Tricolor amarga um jejum de 12 anos sem conquistar o Estadual. Em 2005, sob o comando de Emerson Leão, o time conquistou o torneio então disputado no formato de pontos corridos. O Azulão de Sorocaba, por sua vez, fez sua melhor campanha na edição de 1963, quando terminou em quarto lugar.

Dono de 21 títulos do Paulistão, o São Paulo compõe o Grupo B, junto com Ponte Preta, Santo André e São Caetano. Já o São Bento integra o Grupo C, ao lado de Palmeiras, Novorizontino e Ferroviária. Na primeira fase, não há confrontos entre times da mesma chave. Ao final das 12 rodadas, os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final.

FICHA TÉCNICA
SÃO BENTO X SÃO PAULO


Local: Estádio Municipal Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)
Data: 17 de janeiro de 2018, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Danilo Simon Manis e Herman Brumel Vani


SÃO BENTO: Rodrigo Viana; Regis, Luizao, Joao Paulo e Marcelo Cordeiro; Diego Felipe, Fabio Bahia e Maicon; Lucas Crispim, Leo Itaperuna e Anderson Cavalo
Técnico: Paulo Roberto Santos

SÃO PAULO: Sidão; Bruno, Rony, Aderllan e Reinaldo; Pedro, Paulo Henrique e Araruna; Júnior Tavares, Maicosuel e Bissoli
Técnico: Dorival Júnior

* Especial para a Gazeta Esportiva

Conteúdo Patrocinado