Há 15 anos, São Paulo conquistava seu terceiro título Mundial no Japão - Gazeta Esportiva
Há 15 anos, São Paulo conquistava seu terceiro título Mundial no Japão

Há 15 anos, São Paulo conquistava seu terceiro título Mundial no Japão

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/12/2020 às 09:43 • Atualizado: 18/12/2020 às 09:44

São Paulo, SP

O dia 18 de dezembro jamais sairá da cabeça dos são-paulinos. Em 2005, foi nesta data que a torcida tricolor pôde saborear seu terceiro título Mundial de futebol. Após o Bi em 1992 e 1993, ambos em Tóquio, foi a vez de Yokohama receber a equipe paulista. A vitória por 1 a 0 com gol do volante Mineiro e uma inesquecível atuação de Rogério Ceni tornou o São Paulo o primeiro clube brasileiro e se sagrar Tricampeão do Mundo.

A história começou a ser escrita contra o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, na semifinal. Amoroso foi às redes duas vezes e Ceni também marcou de pênalti na dura vitória por 3 a 2. A passagem à final estava garantida, mas o adversário era o grande favorito. O Liverpool de Gerrard chegou à Ásia em alta e ciente de toda a responsabilidade que carregava consigo.




Mas, com a bola rolando tudo mudou rapidamente. Isso porque em uma jogada inesperada pelos ingleses, logo aos 27 minutos do primeiro tempo, o centroavante Aloisio, que havia sido contratado há pouco tempo, saiu da área e abriu espaço para a penetração surpresa de Mineiro. A jogada deu certo e o volante abriu o placar.

"Brinquei que fui um Ronaldinho paraguaio e o Mineiro teve a frieza do baixinho Romário (risos). A gente treinava bastante e fazia este posicionamento. Quando dominei a bola, o neguinho (Mineiro) passou gritando. Já tentei dar este passe umas 100 vezes e não consigo mais. Deu certo na primeira vez", brincou Aloisio, em entrevista ao site do clube à época.
"Foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Vi o posicionamento do goleiro e toquei. Sabíamos que os ingleses marcariam nossas jogadas de ataque, então teria de ter uma surpresa", completou Mineiro.

Com a derrota parcial, o Liverpool se lançou todo o ataque e o segundo tempo foi dramático para os são-paulinos. A apreensão entre torcedores e jogadores era quase que a mesma. Mas, além de toda a competência do sistema defensivo montado pelo técnico Paulo Autuori, Rogério Ceni estava inspirado. O goleiro artilheiro fez defesas espetaculares. Uma delas é a mais marcante na memória de todo são-paulino, depois de cobrança de falta de Gerrard, que Ceni buscou no ângulo.

Após o apito final, a sensação de alívio foi rapidamente tomada pela euforia e por muita comemoração. Nesta sexta, um dos títulos mais importantes da história do São Paulo completa 15 anos, mas ainda está na memória de seus torcedores, que esperam o retorno dos tempos de glórias.

FICHA TÉCNICA
LIVERPOOL 0 X 1 SÃO PAULO

Local:Estádio Internacional, em Yokohama (Japão).
Data: 18 de dezembro de 2005.
Horário: 19h20 local (8h20 de Brasília).
Árbitro:Benito Armando ArchundíaTellez (México).
Assistentes: Arturo Velasquez (México) e Hector Vergana (Canadá).
Público:66.821 pagantes.

GOL:
SÃO PAULO: Mineiro, aos 27 minutos do 1T

LIVERPOOL: Reina; Finnan, Carragher, Hyppiä e Warnock (Riise, 34'/2T); Sissoko (Sinama,34'/2T), Gerrard, Xabi Alonso e Luis Garcia; Kewell e Morientes (Peter Crouch, 40'/2T)
Técnico: Rafa Benítez

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Fabão, Diego Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Junior; Amoroso e Aloísio (Grafite, 30'/2T).
Técnico:Paulo Autuori

 

Conteúdo Patrocinado